MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

domingo, 11 de outubro de 2020

Interpretação de texto

 O USO CONSCIENTE DO CELULAR

 

A população jovem brasileira vem aumentando e, a cada dia, vem fazendo maior uso do celular e da Internet. O fácil acesso a esse aparelho e também à rede, no entanto, traz alguns danos aos seus usuários.

O mau uso do celular, muitas vezes, compromete os estudos, pois ele acaba se tornando mais atraente que os conteúdos formais apresentados nas disciplinas escolares. Por isso, é necessário que os responsáveis estabeleçam horários para o uso do aparelho.

Além disso, passar muito tempo no mundo virtual traz malefícios à visão, porque o smartphone apresenta uma luz azul violeta que pode causar degenerações maculares e catarata.

Para se fazer um bom uso do celular, é preciso determinar horários. Entretanto, ainda assim, é necessário o acompanhamento diário e eficaz por parte dos responsáveis. É essencial também que o horário combinado seja em uma parte do dia em que a luminosidade do sol esteja presente. Assim, a visão não será prejudicada.

Portanto o uso do celular, equipamento tão essencial nos dias de hoje, deve ocorrer sob regras e vigilância, principalmente a quem está em período escolar, para que não se torne um prejuízo à saúde ao aprendizado.

            1)      Que parágrafo refere-se:


a)      à introdução:

b)      ao desenvolvimento:

c)      à conclusão:


2)      Releia a introdução:


a)      Qual o assunto do texto?

b)      Qual o ponto de vista defendido no texto?

           3)      Em relação ao desenvolvimento, Que “danos” são apresentados a fim de sustentar a ideia do             primeiro parágrafo?

         4)      Releia: “O mau uso do celular, muitas vezes, compromete os estudos, pois ele acaba se                     tornando mais atraente que os conteúdos formais apresentados nas disciplinas escolares. Por isso,           é necessário que os responsáveis estabeleçam horários para o uso do aparelho.”

             Identifique neste fragmento:

            a)      A problemática:

            b)      A causa do problema:

c)      A solução para o problema:


d)     Identifique o operador argumentativo que introduz a causa do problema:


e)      Identifique o operador argumentativo que introduz a solução para o problema:


5)      Em "Além disso, passar muito tempo no mundo virtual traz malefícios à visão, porque o smartphone apresenta uma luz azul violeta que pode causar degenerações maculares e catarata”, o operador argumentativo em destaque:

 

a)      Confirma a ideia anterior e acrescenta uma nova ideia.

b)      Nega o argumento anterior, mas o repete em seguida.

c)      Nega o argumento anterior, e apresenta um novo argumento.

d)     Confirma a ideia anterior, porém faz um contraste de argumento no parágrafo seguinte.


6)      Sobre o quarto parágrafo:

            a)      Ele apresenta soluções para a problemática do uso do celular. Quais são as soluções?

b)      O conectivo “entretanto” estabelece que sentido ao trecho?

c)      Em “Assim, a visão não será prejudicada”, o operador argumentativo destacado tem sentido de:

 

(    ) explicação

(    ) conclusão

(    ) contrate

(    ) condição


7)      Analise a conclusão e determine como se fez nela a retomada das ideias apresentadas no texto?


GABARITO

1) 

            a) 1º parágrafo

            b) 2º, 3º e 4º parágrafos

            c) 5º parágrafo


    2) 

    a) O uso de aparelhos celulares e internet pelos jovens brasileiros.


    b) “O fácil acesso a esse aparelho (celular) e também à rede (internet), no entanto, traz alguns danos aos seus usuários”


    3) Danos ao estudo e à visão.


    4) 

    a) O mau uso do celular compromete os estudos.


    b) O celular é mais atraente que os conteúdos formais das escolas.


    c) Os responsáveis devem estabelecer horários para o uso do aparelho.


    d) “Por isso”


    5) a)


    6) 

   a) Determinar horários para uso do celular; acompanhamento dos responsáveis; o horário combinado para uso do celular seja durante o dia claro.


    b) Quebra de expectativa.


    c) ( x ) conclusão


  7) As palavras “regra” e “vigilância” retomam a ideia contida no 4º parágrafo. E, em “prejuízo à saúde e ao aprendizado”, há uma retomada da tese apresentada na introdução.




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