MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Elementos da comunicação

 1)


Após analisar a imagem, afirma-se como correto o item:

a) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.

b) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.

c) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.

d) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.

e) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.

 2) Assinale a alternativa incorreta:

a)   Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.

b)   Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.

c)   As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números etc.

d)   Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.

e)   Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando  novas mensagens.

 3) Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:

a)      não dominava os signos

b)      não dominava o código

c)      não conhecia o referente

d)     não conhecia o receptor

e)      não conhecia a mensagem

 4) Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho, o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:

a)      o código que ele utiliza

b)      o canal que ele utiliza

c)      quem recebe a mensagem

d)     quem envia a mensagem

e)      o assunto da mensagem

 5) A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”. O que está destacado é:

a)      o emissor

b)      o código

c)      o canal

d)     a mensagem

e)      o referente

 6) Podemos afirmar que Referente é:

a)      quem recebe a mensagem

b)      o assunto da mensagem

c)      o que transmite a mensagem

d)     quem envia a mensagem

e)      o código usado para estabelecer comunicação


7)


Considere os elementos da comunicação: 

I) Emissor: Revista Veja

II) Receptor: os leitores da publicação

III) Canal: língua portuguesa

IV) Código: mídia impressa

V) Contexto ou referente: bullying nas escolas

VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões

Está(ão) INCORRETO(S): 

a) I, III        

b) III, IV         

c) IV, VI         

d) V e VI

e) I, II, III e VI


GABARITO

1) d)

2) b)

3) b)

4) a)

5) d)

6) b)

7) b

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário