MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Acentuação gráfica

 O texto I serve de base para as questões de 1 a 3.

 TEXTO I

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. 

(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

 1) (ENEM – 2011) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:

a)      a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

b)      o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c)      o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d)     o termo “Também” exprime uma justificativa.

e)      o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

 2) A tonicidade das sílabas, na língua portuguesa, é grafada com um acento, seja ele agudo ( ´ ) ou circunflexo ( ^ ). No entanto, o uso desse recurso gráfico deve ser feito obedecendo a algumas regras. Nas sentenças abaixo, indique aquela cuja regra de acentuação não se aplica ao vocábulo destacado:

a)      “Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante” – acentua-se a paroxítona terminada em L.

b)      “mas também de problemas como morte súbita” – acentuam-se todas as proparoxítonas.

c)      “já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas” – Acentua-se a paroxítona terminada em ditongo.

d)     Além disso, é importante para o controle da pressão arterial” – acentua-se a oxítona terminada em EM

e)      “praticar atividade física regularmente” - acentua-se a proparoxítona terminada em A.

 3) Na frase “é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue”, a ocorrência da acentuação gráfica na palavra “níveis”, indicando a tonicidade da sílaba na posição paroxítona, equivale ao mesmo que ocorre nos pares:

 a)      fácil – fáceis

b)      família – relógio

c)      álbum – fórum

d)     tórax – xérox

e)      matemática – física

 

 O texto II serve de base para as questões de 4 a 6.

 TEXTO II

Preserve os bichos

 Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda dos meteoros. São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do hábitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.

Disponível em: http://www2.uol.com.br

 4) Leia com atenção o primeiro período da texto acima e localize:

a)      palavra acentuada por ser paroxítona:

b)      palavra acentuada por ser proparoxítona:

c)      palavra acentuada por ser monossílabo tônico:

 5) Em “São várias as causas da extinção de espécies pelo homem”, o que justifica o acento agudo nas palavras destacadas:    

 6) As palavras abaixo foram extraídas do texto. Marque a opção em que a explicação para o uso do acento está incorreta:

a)      tráfico – todas as proparoxítona é acentuada.

b)      Hábitat – toda proparoxítona é acentuada.

c)      Através – acentuam-se as oxítonas terminadas em E(s)

d)     Água – acentuam-se a paroxítonas terminadas em ditongo.

e)      Espécies – todas as proparoxítonas são acentadas.


GABARITO

1) a)

2) e)

3) b)

4) 

a) espécies, consequência

b) inúmeras

c) já

5) Ambas são paroxítonas terminadas em ditongo.

6) e)

Nenhum comentário:

Postar um comentário