MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Frase - Oração - Período

1. Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:

 a) Parabéns por tudo.

b) Que comportamento agressivo!

c) Será que ele vem hoje?

d) Eu quero!

e) Agora, por favor!

f) Nem pense nisso.

 2. Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:

 a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.

b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.

c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.

d) A minha vizinha me emprestou esse livro.

e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

 3. Os sinais de pontuação são fatores que constituem a essência discursiva em frases, orações e períodos, e que, tanto na fala quanto na escrita, os mesmos são preponderantes no sentido de revelar a intenção do emissor. Partindo-se desse pressuposto, analise o contexto em que foram empregados os sinais de pontuação nas frases a seguir e faça ponderações sobre o uso dessas pontuações e a classificação das frases:

 I- O presente que ganhei é maravilhoso.                   II- O presente que ganhei é maravilhoso!

 4. Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência:

 - Mãe, me leva ao clube?

- Levo.

-Que dia?

- Sábado.


5)

a) Nessa tira, temos exemplos de frases sem verbo e de orações. Identifique-as.

 b) Que locução verbal foi usada em uma das orações da tira? Identifique o verbo principal e o verbo auxiliar dessa locução.

 6. Coloque PS para período simples e PC para período composto:

 (    ) Inventei aquela desculpa na hora.

 (    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?

 (    ) Não gosto de mentiras.

 (    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.


GABARITO

1) c - d - f

2)

a) 3 orações

b) 1 oração

c) 2 orações

d) 1 oração

d) 3 orações

3) O ponto final na frase I indica ser uma frase meramente declarativa, sem que o seu produtor tenha a intenção de mostrar ânimo em relação ao contexto; ao passo que na frase II, o ponto de exclamação determina a existência de uma frase exclamativa, demonstrando algum estado de ânimo do seu produtor.

4) As três últimas falas, se consideradas isoladamente, não produzem sentido, para isso é necessário um contexto que as torne lógicas e com sentido completo, podendo, assim, serem chamadas de frases.

5)

a) As frases são: “agora, uma notícia ruim” e “qual doutor?”; as orações são “Já engessei seus braços e pernas” e “vai coçar”.

b) A locução “vai coçar”, cujo verbo principal é “coçar”, e o auxiliar é “vai”.

6) PS - PC - PS - PC

 

 

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