MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Conjunção Adverbial

 1) Assinale o item em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”:

 a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido;

b) quanto mais estuda, menos aprende;

c) tenho tudo quanto quero;

d) sabia a lição tão bem como eu;

e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

 2) No período “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:

 a) quanto mais leio este autor menos o entendo;

b) choveu tanto, que não pudemos sair;

c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;

d) quanto menos vontade, mais negligência;

e) quanto mais se lê, mais se aprende.

 3) Em “Embora ela tivesse sido alta e clara”, a conjunção exprime:

a) causa;

b) condição;

c) concessão;

d) finalidade;

e) consequência.

 4) “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autossuficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A conjunção adverbial grifada no período acima tem valor:

a) condicional;

b) conclusivo;

c) concessivo;

d) conformativo;

e) causal.

5) “Tal era a fúria dos ventos, que as copas das árvores beijavam o chão.” Neste período, a conjunção subordinada adverbial é:

a) concessiva;

b) condicional;

c) consecutiva;

d) proporcional;

e) final.

 6) A opção em que a conjunção subordinada pode ser considerada adverbial condicional é:

a) Desde que o vi, me apaixonei.

b) Tenho muito trabalho hoje, por isso não poderei sair.

c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça.

d) Diga-me se a proposta lhe interessa.

e) Falou sem que nos convencesse.

 7) As conjunções adverbiais assinaladas estão classificadas. Assinale a alternativa cuja classificação esteja errada:

 a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (concessiva)

b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.” (consecutiva).

c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (concessiva)

d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (comparativa)

e) Se tudo correr bem, irei à Europa. (condicional)

 8) Assinale o período em que há conjunção subordinada adverbial consecutiva:

 a) Diz-se que você não estuda. .

b) Falam que você não estuda.

c) Fala-se tanto que você não estuda.

d ) Comeu tanto que ficou doente

e) Quando saíres, irei contigo.

 9) Qual das conjunções subordinadas pode ser considerada adverbial causal?

 a) Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.

b) Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.

c) Já que possuo pouco dinheiro, tomarei apenas um lanche.

d) O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.

e) Realizou os exercícios de acordo com as instruções.

 10) No período “E quanto mais andava, mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:

 a) quanto mais leio este autor, menos o entendo;

b) choveu tanto, que não pudemos sair;

c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;

d) quanto menos vontade, mais negligência;

e) quanto mais se lê, mais se aprende.



GABARITO

1) d)

2) b)

3) c)

4) e)

5) c)

6) c)

7) d)

8) d)

9) c)

10) b)


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