MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Conjunção Adverbial

 1)      Considere a parte verbal da tirinha abaixo:

A língua portuguesa nos dá muitas possibilidades de escrita. Sendo assim, reescreva o texto verbal da tirinha, substituindo a conjunção “logo” por:

 a)      Uma conjunção adverbial consecutiva:

b)      Uma conjunção adverbial causal:

c)      Uma conjunção adverbial proporcional:

2) Reescreva as orações abaixo, substituindo as conjunções ou locuções conjuntivas em negrito por outras de igual valor semântico.

a)      A tecnologia deve ser usada para que possamos progredir.

b)      O site funciona como um clube de jogos.

c)      Quando se adere a uma comunidade, cada um constrói uma página pessoal.

d)     Como o sistema coloca o usuário sob constante avaliação dos demais, o cadastrado é praticamente impedido...

e)      Desde que aceitou aquele convite, suas amizades nunca mais foram as mesmas.

f)       Bisbilhotar é uma das atividades preferidas, já que todo mundo pode conferir a performance de todos.

3)  Leia: “O Facebook está tão difundido que a maioria dos internautas já conhece seu funcionamento.”

 a)      Identifique a conjunção:

b)      Qual o valor semântico dessa conjunção?

c)      Em que oração se encontra o fato mencionado?

d)     Em que oração se encontra a consequência do fato mencionado?

4) Leia: “A maioria dos internautas conhece seu funcionamento, porque o Facebook já está muito difundido.”

 a)      Identifique a conjunção:

b)      Qual o valor semântico dessa conjunção?

c)      Em que oração se encontra o fato mencionado?

d)     Em que oração se encontra a causa do fato mencionado?

5)      Indique o valor semântico da conjunção COMO nas orações.

 a)      Como estava muito frio naquela manhã, todos saíam agasalhados de suas casas.

b)      Este roteiro funciona como um mapa de tesouro de pirata.

c)      Como fora amplamente divulgado na imprensa, haverá reposição de aulas após a pandemia.



GABARITO

1) 

a) Os outros pensam tanto em mim, que eu existo.

b)  Já que eu existo, os outros pensam em mim.

c) Quanto mais os outros pensam em mim, mais eu existo.

2)

a) ... a fim de que possamos...

b)  ... que nem um clube de jogos.

c) Assim que se adere a uma comunidade, ...

d)   ... Já que o sistema coloca...

e) Quando aceitou aquele convite...

f) ... porque todo mundo pode...

3)

a) tão... que

b) Consequência

c) O Facebook está tão difundido

d) que a maioria dos internautas já conhece seu funcionamento

4)

a) porque

b) Causa

c) A maioria dos internautas conhece seu funcionamento

d) porque o Facebook já está muito difundido

5)

a) causa

b) comparação

c) conformidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário