MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Elementos da comunicação

 1) Dado o trecho de “Mar Português”, de Fernando Pessoa, identifique os elementos da comunicação: 

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

 

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

 

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Fonte: http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm

 a)      Emissor:

 b)      Receptor:

c)      Mensagem:

d)     Código:

e)      Canal:

f)       Contexto:

 2) A frase abaixo foi extraída de um anúncio que “vende” produto para pele: 

Hoje você é uma uva.

Mas cuidado, uva passa.

(Cláudia, ago.1996)


a) Comente a superposição de funções gramaticais que recai sobre a palavra "passa".
b)       Explique os efeitos persuasivos provocados por essa superposição.
c)      Como o receptor é tratado nesse anúncio? O que o emissor pretende com esse tipo de tratamento?

 3) Leia o trecho do poema Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias: 

"Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar!" 

O poema dirige-se, sem dúvida, aos leitores. Há, no entanto, no âmbito interno, uma mensagem sendo transmitida entre dois personagens. Dito isso, o termo em destaque diz respeito a qual elemento da comunicação?

 a)      Emissor

b)      Receptor

c)      Canal

d)     Código

e)      Contexto

 4) Analise outro poema de Gonçalves Dias, Canção do Exílio, em que o poeta ressalta sua saudade do Brasil: 

“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

(...) Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.”

 No caso do poema, o código utilizado seria:

a)      O livro ou jornal em que a poesia foi publicada.

b)      O canto do Sabiá.

c)      A língua portuguesa.

d)     A criatividade do poeta.

e)      O conteúdo da mensagem transmitida.

 

5) O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nessa situação, pode-se dizer que o canal é:

a) o pai

b) a filha

c) fios de telefone

d) o código

e) a fala

  

6) Analise a imagem a seguir e considere as sentenças de I a III:


I-             Este texto apresenta diversos desvios à língua culta, portanto não transmite sua mensagem.

II-           O canal em que essa mensagem foi produzida não atrapalha o entendimento da mesma.

III-          A mensagem é religiosa, destinada a receptores cristãos. 

Está(ao) correta(s) a(s) afirmação(ões): 

a) I      

b) II       

c) III      

d) I e III      

e) II e III


GABARITO

1) 

a) o povo português

b) mar salgado

c) tudo que está escrito nas três estrofes

d) língua portuguesa

e) folha de papel

f) as travessias ultramarinas dos portugueses e o sofrimento de seus familiares.

2)

a) O termo em questão assume duas funções morfológicas – a de adjetivo, ao se referir a um tipo de uva que seca ao sol em estufa; e a de verbo, denotando a ação de passar, que, dentro do contexto, tem ideia de envelhecer.

b) Tal ocorrência reforça a ideia da necessidade de cuidar constantemente da pele, haja vista que, com o passar do tempo, a pele vai dando sinais de envelhecimento, tornando-se semelhante a uma uva-passa.

c) O receptor é tratado como “você”, assim há uma maior aproximação entre os interlocutores, devido à informalidade do tratamento.

3) b)

4) c)

6) b)

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