MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Conjunções coordenativas e adverbiais

 Texto para as questões 1 e 2

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura – que são gratuitos – cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado)

Enem 2012

1) Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de:

 a)      demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea.

b)      defender a participação da mulher na sociedade atual.

c)       comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.

d)      criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.

e)      distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

2) Sabe-se que as relações semânticas entre as orações são estabelecidas, dentre outros recursos, pelo uso das conjunções coordenativas. Nesse sentido, o trecho “A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura – que são gratuitos – cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano” contém uma conjunção:

a)      que introduz uma explicação em relação ao fato expresso

b)      que apenas acrescenta uma nova informação em relação às orações.

c)       que inicia uma conclusão, uma vez que trata-se do último parágrafo do texto.

d)      que estabelece quebra de expectativa entre duas orações.

e)       Indicando a causa da ação expressa pela primeira oração.

 

Texto para as questões 3 e 4

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004

Enem 2013

 

3) Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a):

a)      fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.

b)      competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.

c)       refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.

d)      caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

e)      uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.

4) O trecho “segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias” reescrito de maneira que se mantenha o mesmo sentido é:

a)      segundo regras livremente consentidas, porém absolutamente obrigatórias

b)      segundo regras livremente consentidas, portanto absolutamente obrigatórias

c)       segundo regras livremente consentidas, e absolutamente obrigatórias

d)      ou segundo regras livremente consentidas, ou absolutamente obrigatórias

e)      segundo regras livremente consentidas, logo absolutamente obrigatórias

 

5) Leia o segmento a seguir:

 Então, os peixes jovens, já não era mais possível segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados.

 As palavras destacadas indicam, respectivamente:

a)      finalidade, oposição, comparação.

b)      oposição, finalidade, conformidade.

c)       conformidade, finalidade, oposição.

d)      finalidade, comparação, conformidade.

e)      comparação, finalidade, oposição.

 (PUC-SP – adaptada)

 

6) No período: "Paulo gritou tanto, que ficou rouco", a conjunção "que" estabelece, entre a oração principal e a oração adverbial, uma relação de:

a) comparação

b) causa

c) consequência

d) concessão

e) conformidade



GABARITO

1) a

2) b

3) d

4) a

5) d

6) c

Nenhum comentário:

Postar um comentário