MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Regência Verbal

 Para transformar sua cidade, plante uma árvore

Nossas cidades precisam de árvores, que muito além de nos oferecerem sua sombra, nos trazem inúmeros benefícios. Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar. Elevam a permeabilidade do solo e retêm a água da chuva, evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Agem como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade. Do ponto de vista da biodiversidade regional, elas ainda são fundamentais para o equilíbrio ambiental, servindo de moradia e alimento para pequenas espécies, pássaros, insetos e microrganismos. Além, é claro, do bem-estar psicológico de transitar por uma bela área arborizada.

Com tantas vantagens, podemos afirmar que se você quer transformar o seu ambiente, seja no campo ou na cidade, em um local com mais qualidade de vida, uma opção é começar plantando uma árvore. Mas, claro, é preciso seguir algumas dicas para garantir o sucesso da empreitada.

O primeiro passo é escolher o local em que se pretende plantar a árvore. Na cidade, esse é um processo que exige um conhecimento prévio das características da espécie para que não ocorram danos à planta nem ao equipamento público, como fiação elétrica e rompimento da calçada por raízes, entre outros. Basicamente, as espécies devem permitir a incidência de sol, coexistir com as redes de iluminação, manter distância adequada das casas e serem de pequeno porte, com raízes superficiais, como a pitangueira. Já áreas abertas e sem vegetação podem receber árvores de diferentes portes, velocidade de crescimento e perfil.

Pesquise e dê prioridade às espécies de árvores nativas de sua região – os órgãos de meio ambiente e os viveiros de mudas costumam ser boas fontes para estas informações. Procure escolher uma espécie que seja viável cuidar e se informe sobre aspectos como frequência de rega e necessidade de podas.

É essencial também que se verifique a necessidade de autorização para plantar no local escolhido. A melhor opção é buscar orientação na prefeitura, secretaria de meio ambiente ou outro órgão responsável pelo tema no seu município.

[...] Fica a mensagem: plantar e cuidar de uma árvore é mais uma ótima maneira de exercer a cidadania socioambiental e contribuir com um ambiente mais sustentável.

                                                                     Kelly De Marchi. Disponível em: <https://www.sosma.org.br/>.

 1) Sublinhe o “a” que funciona como preposição, necessária à regência de um verbo na frase abaixo:

 “Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar.”

 2) No segmento “[...] não ocorram danos à planta nem ao equipamento público [...]”, o termo regente (o verbo “ocorram”) exigiu dois tipos de complementos (sem preposição e com preposição). Por isso, esse verbo é:

 a) de ligação

b) intransitivo

c) transitivo direto (sem preposição)

d) transitivo direto e indireto (sem preposição / com preposição)

 3) Na passagem “[...] muito além de nos oferecerem [...]”, a preposição está implícita no termo “nos”. Assinale a alternativa em que ela foi explicitada corretamente:

 a) “[...] muito além de oferecerem a nós [...]”

b) “[...] muito além de oferecerem por nós [...]”

c) “[...] muito além de oferecerem de nós [...]”

d) “[...] muito além de oferecerem para nós [...]”

 4)  No trecho “[...] evitando deslizamentos [...]”, o termo regente é um verbo:

 a) na forma de particípio.

b) na forma de gerúndio.

c) na forma de infinitivo pessoal.

d) na forma de infinitivo impessoal.

5) Considere a regência verbal presente na frase “plantar e cuidar de uma árvore”. Agora explique por que a gramática considera errado esse tipo de construção frasal.



GABARITO

1) “Mais árvores contribuem para a melhoria no microclima urbano, ajudando a reduzir a temperatura e a poluição do ar.”

2) d

3) a

4) b

5) Os verbos plantar e cuidar têm regências diferentes, portanto não podem compartilhar o mesmo complemento, no caso, “uma árvore”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário