MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Adjunto Adverbial

 Advérbio

(Ruth Salles)

 Que nome se esconde,

não mostra onde vai?

É hoje? Foi ontem?

Adiante ou atrás?

Foi rapidamente,

ou foi devagar?

 

O verbo só diz

o que o homem faz.

Mas, quando? Mas, onde?

Mas, como? E que mais?

Então corre o verbo

e põe-se a chamar:

 

– Amigo advérbio,

venha me ajudar!

 

Procura-o no tempo,

no modo e lugar.

 

– Olá! Já cheguei!

 

E o que eu não sabia

agora já sei.

 

O trem parte agora,

vagarosamente,

a locomotiva

puxando na frente;

e bufa e apita:

– Adeus pra quem fica!

E logo começa

a andar mais depressa.

(Disponível em: https://www.institutoruthsalles.com.br/adverbio/)

1) O poema em análise, além de entreter o leitor, leva-o a refletir sobre a classe dos advérbios. Considere a segunda estrofe do poema e explique a importância do adjunto adverbial na construção do sentido das orações.

2) Os seguintes versos da primeira estrofe apresentam adjuntos adverbiais de sentidos opostos, porém de mesmas circunstâncias. Identifique esses adjuntos adverbiais e os classifique.

 É hoje? Foi ontem?

Adiante ou atrás?

Foi rapidamente,

ou foi devagar?

3) As respostas às perguntas “Mas, quando? Mas, onde? Mas, como?” são respectivamente adjuntos adverbiais de:

4)      Na frase “O trem parte agora,vagarosamente”, identifique:

a)      o sujeito: 

b)      o predicado: 

c)      os termos acessórios:

5)      Como se classificam os termos acessórios identificados na questão 4?

6)      Releia:

“– Adeus pra quem fica!

E logo começa

a andar mais depressa.

a)      No segundo verso do trecho destacado, a palavra “logo”:

 (           ) intensifica a ação de “começar”

(           ) afirma a ação de “começar”

(           ) cria dúvida sobre a ação de “começar”

(           ) indica o momento em que se dá a ação de “começar”

(           ) indica a maneira como ocorrerá a ação de “começar”

b)      No último verso, há um exemplo de advérbio juntando-se a outro advérbio. Explique essa afirmação.


GABARITO

1) A estrofe revela que o advérbio auxilia na construção do sentido do texto, uma vez que é através do advérbio que se pode completar a informação transmitida. Isso fica evidente, principalmente, com os versos “Mas, quando? Mas, onde? / Mas, como? E que mais?”

2) “Hoje” e “ontem” são adjuntos adverbiais de tempo; “adiante” e “atrás” são adjuntos adverbiais de lugar; e “rapidamente” e “devagar” são adjuntos adverbiais de modo.

3) Tempo, lugar e modo.

4)

a) O trem.

b) parte agora, vagarosamente.

c) agora e vagarosamente.

5) "Agora” é adjuntos adverbiais de tempo; “vagarosamente” é adjuntos adverbiais de MODO.

6)

a) (    X    ) indica o momento em que se dá a ação de “começar”

b) O advérbio “mais” está intensificando o advérbio de modo “depressa”.

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