MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Adjunto adverbial

Esse queijo é bom demais, uai!

O queijo produzido em Minas Gerais é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e do Estado

 Há quem diga que o queijo de Minas não pode faltar na boa mesa mineira. Um queijo com cafezinho, queijo com goiabada [conhecido como Romeu e Julieta], o pão de queijo ou até complementando um prato requintado, já virou receita garantida em Minas Gerais. O tradicional alimento do estado não perde em nada para os mais aprimorados queijos importados. Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho. São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso. Não é à toa que essa iguaria faz tanto sucesso e já virou patrimônio cultural brasileiro e imaterial de Minas Gerais.

Desde 2008, o modo típico de preparo dos queijos artesanais da região do Serro e da Serra da Canastra foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O título apenas comprovou o que os mineiros já sabiam. “O queijo produzido aqui é mesmo o melhor. Eu sou apaixonado por essa delícia. Não existe igual no mundo”, comenta o dono de uma loja de queijos do Mercado Central, Rodrigo Gomes de Oliveira.

Na loja dele, há queijos de vários tipos. Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra. “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, revela.

Além de fazer sucesso entre as famílias mineiras, o queijo produzido em Minas Gerais é desejado por quem não mora no estado. Rodrigo conta que já virou tradição levar na bagagem esse tesouro mineiro. “Tenho vários clientes que compram aqui para levar para outros estados do Brasil. Um amigo meu abriu uma loja de vinhos em Vitória, no Espírito Santo, e levou alguns queijos daqui da loja para vender lá. O sucesso foi tanto, que hoje ele só vende queijos mineiros”, conta.

[...]

(Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/)

 

1) A finalidade do texto é:

 a)      Entreter o leitor

b)      Fazer o leitor consumir queijo de Minas

c)      Apresentar as diferentes variedades produzidas em terras mineiras

d)     Destacar a importância do queijo de Minas, patrimônio cultural brasileiro

e)      Dar ênfase à importância da cultura nacional

 2) Todas as expressões retomam o referente “o queijo de minas”, exceto em:

a)      “o tradicional alimento do estado”

b)      “essa iguaria”

c)      “essa delícia”

d)     “ele”

e)      “esse tesouro mineiro”

 3) Leia o trecho: “queijo com goiabada [conhecido como Romeu e Julieta]”, os colchetes foram utilizados para a inserção de uma:

a)      exemplificação

b)      observação

c)      comparação

d)     explicação

e)      pausa na leitura

 4) Em todas os períodos, ocorre a omissão de um termo da oração, exceto em:

a)      “Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho.”

b)      “São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso.”

c)      “Eu sou apaixonado por essa delícia.”

d)     “Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra.”

e)      “Não existe igual no mundo.”

  5) No trecho, “Esse queijo é bom demais, uai!”, o termo “demais” é um exemplo de:

a)      Adjunto adverbial de modo

b)      Adjunto adverbial de lugar

c)      Adjunto adverbial de intensidade

d)     Adjunto adverbial de tempo

e)      Adjunto adverbial de causa

 6) Em “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, o termo que funciona como adjunto adverbial de lugar é:

a)      da Canastra

b)      na Loja

c)      O mineiro

d)     mais

e)      de queijo

 7) Na frase “Não é à toa que essa iguaria faz tanto sucesso”, a expressão em destaque:

a)      indica circunstância de modo.

b)      pode ser substituído por “mais”, sem alteração do sentido geral da frase.

c)      imprime ideia de finalidade em relação ao sucesso feito pelo queijo.

d)     imprime circunstância de dúvida.

e)      É adjunto adverbial de intensidade. 

8) Indique a frase em que não há adjunto adverbial de lugar:

a)      “O queijo produzido aqui é mesmo o melhor”

b)      “Não existe igual no mundo

c)      “queijo produzido em Minas Gerais é desejado”

d)     “Rodrigo conta que já virou tradição levar na bagagem esse tesouro mineiro”

e)      “Um amigo meu abriu uma loja de vinhos”



GABARITO

1) d

2) d

3) d

4) c

5) c

6) b

7) a

8) e


c


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário