MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Proposta de redação

 Tema: A importância da literacia familiar em debate no Brasil

 A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da literacia familiar em debate no Brasil”, apresentando sua opinião, de maneira que se respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Sua redação deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.

 TEXTO I

Crianças que leem em casa chegam à escola com um vocabulário mais robusto, são mais sociáveis e criativas

 O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. Segundo a pedagoga Cláudia Onofre, a criança que traz o hábito da leitura de casa é mais participativa, se coloca no lugar do outro, tem uma imaginação fértil e mais facilidade em partilhar objetos, espaço e conhecimento. “A criança que não teve a mesma vivência pode ter mais dificuldade em se expor e apresentar um comportamento mais tímido. O hábito da leitura é encorajador, tem o poder de abrir horizontes e levar as crianças a desbravar o mundo.”, explica.

Disponível em: https: https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/alfabetizacao-e-leitura/a-importancia-da-leitura-em-casa/ (Adaptado)

 TEXTO II


 TEXTO III

Como o investimento do MEC em literacia familiar pode mudar o futuro de famílias pobres

Na última terça-feira (25), a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou novas ações do programa Conta pra Mim, primeira iniciativa voltada à valorização da leitura no âmbito da família no Brasil, em especial para as que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Agora, somam-se às ações iniciais um acervo de 40 livros em formato digital, além de cantigas e fábulas de Monteiro Lobato interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho. Achados científicos chancelados mundo afora apontam que a influência da família no desenvolvimento da linguagem dos filhos, sobretudo quando ancorada em programas dessa natureza, é um dos principais preditores do sucesso educacional e social das crianças. Especialistas como James Heckman, prêmio Nobel de Economia, afirmam que iniciativas como a do MEC são instrumentos capazes de romper o chamado ciclo da pobreza e superar vulnerabilidades sociais. Lançado em 2019, o Conta pra Mim não se resume à leitura junto aos filhos, mas oferece, aos pais, orientações sobre o conceito de literacia familiar (termo consolidado mundo afora e ainda pouco conhecido no país) e ferramentas para que famílias vulneráveis possam aplicar as práticas. A implementação do programa se dá por meio de ações que independem da adesão de entes federado.

“Muitas dessas práticas já são bem aplicadas por famílias de classe média e alta. São práticas muito simples, que qualquer um pode fazer em casa, e que têm impacto fenomenal no desenvolvimento cognitivo das crianças. Principalmente com relação ao vocabulário”, explica Wiliam da Cunha, diretor na Sealf. “Como as famílias pobres são mais deficientes nesse sentido, acaba-se criando um hiato enorme entre a alfabetização de crianças de famílias pobres e ricas. É justamente esse gap que o Conta pra Mim tenta cobrir”, diz.

O que propõe a ação

Pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), o conceito de literacia familiar é compreendido como um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita vivenciadas entre pais/cuidadores e filhos. Em uma das primeiras ações do programa Conta pra Mim, a Sealf disponibilizou às famílias brasileiras o chamado Guia de Literacia Familiar. Validado por especialistas estrangeiros, o documento explica o conceito de literacia familiar, sensibiliza pais e responsáveis acerca de seus benefícios e oferece ferramentas para que até mesmo pessoas menos esclarecidas possam aplicar as atividades propostas.

O conteúdo também foi disponibilizado em uma série de vídeos, publicados no YouTube. Agora, soma-se às ações iniciais a Coleção Conta pra Mim, lançada na última terça. Espécie de biblioteca em formato digital, a coleção disponibiliza 40 obras, adaptadas pelo MEC, para download. As famílias contam, ainda, com uma sequência de cantigas infantis populares e fábulas interpretadas pelo cantor e compositor Toquinho. O conteúdo também está disponível em libras. “Literacia familiar é se envolver na educação dos filhos, curtindo momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família, brincando com livros e palavras”, explica, aos pais, o Guia de Literacia Familiar. “Não é preciso ter muito estudo, materiais caros nem morar em uma casa toda equipada e espaçosa para praticar a Literacia Familiar. As práticas são acessíveis a todos”. O documento torna claro que práticas de literacia familiar são amplamente acessíveis e podem ser praticadas da gestação até a adolescência dos filhos.

Em resumo, essas práticas se ancoram em seis principais eixos:

1) interação verbal;

2) leitura dialogada;

3) narração de histórias;

4) contatos com a escrita;

5) atividades diversas como jogar, brincar, passear.

“Nosso objetivo é sensibilizar famílias brasileiras sobre importância das práticas de literacia. Os pais são os primeiros professores dos filhos, uma vez que as crianças aprendem a falar a língua no seio familiar”, afirma Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização. “O impacto disso é decisivo para o futuro acadêmico de uma criança. Não estamos diante de estratégias que possam ser utilizadas apenas por famílias letradas. É um erro afirmar que as práticas de literacia só podem ser cultivadas por leitores hábeis”, diz.

 Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/como-o-investimento-do-mec-em-literacia-familiar-pode-mudar-o-futuro-de-familias-pobres/ (Adaptado)


Proposta de redação com base em imagina.com.br

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