MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Advérbio e conjunções

Texto  1

Como os cardumes funcionam?

Cada peixe mantém uma “zona de repulsão” com seus vizinhos, ou seja, se eles chegam perto demais um do outro, um dos peixes automaticamente se afasta, para evitar colisões.

Geralmente, não há um líder no cardume. Os peixes se unem em um fenômeno auto-organizado. O segredo da coesão é que eles não precisam agir todos em conjunto. Em vez disso, cada indivíduo precisa se coordenar apenas com os peixes mais próximos.

Funciona assim: um peixe gira, depois é a vez dos vizinhos, depois os vizinhos dos vizinhos, etc. Mas tudo isso acontece muito rápido, em um piscar de olhos. É assim que o cardume se movimenta, são milhares de movimentos individuais que compõem um movimento maior.

Verônica Soares. Fragmento de: “Por que e como os peixes nadam em cardumes?”.

Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.

 

1) No trecho “chegam perto demais um do outro”, os advérbios presentes nele imprimem circunstância de lugar e intensidade. Das assertivas a seguir, a verdadeira é:

a)      O advérbio “perto” modifica a ação de chegar, indicando-lhe intensidade

b)      O advérbio “demais” liga-se ao advérbio “perto”, atribuindo-lhe circunstância de intensidade.

c)       O advérbio “perto” liga-se ao advérbio “demais”, atribuindo-lhe circunstância de lugar.

d)      O advérbio “perto” pode ser classificado como pronome indefinido, pois não determina com exatidão a distância.

e)      O verbo “chegam” sofre dupla modificação: uma pelo advérbio “perto”; outra pelo advérbio “demais”.

 2) Aponte o item cujo SE imprime valor semântico de condição:

a)      se eles chegam perto demais um do outro”

b)      “Os peixes se unem em um fenômeno auto-organizado”

c)       “cada indivíduo precisa se coordenar apenas com os peixes mais próximos”

d)      “É assim que o cardume se movimenta”

e)      “um dos peixes automaticamente se afasta”

 3) Em “Mas tudo isso acontece muito rápido”, o conectivo em destaque pode ser substituído sem alteração do sentido da frase por:

a)      Portanto

b)      Pois

c)       Ou

d)      E

e)      Porém

 

Texto  1

“A pequena livraria dos sonhos”

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.

Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

 Autora do livro: Jenny Colgan. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

4) Os advérbio também podem auxiliar na progressão e continuidade textuais, sendo usados para se referirem a um outro termo no texto. Nesse sentido, considere a frase “Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance”, e indique a quem o advérbio destacado se refere:

a)      “em um vilarejo”

b)      “nas Terras Altas”

c)       “o seu lar”

d)      “em uma livraria”

e)      “pela Escócia”

 5) O trecho “Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer” apresenta duas conjunções em sequência. Seus valores semânticos são, respectivamente:

a)      Quebra de expectativa e tempo

b)      Quebra de expectativa e condição

c)       Condição e tempo

d)      Tempo e quebra de expectativa

e)      Condição e quebra de expectativa

6) No fragmento “uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia”, a oração em destaque tem valor semântico de finalidade, portanto reescrevendo-a, de modo a se manter esse mesmo sentido, obtém-se a frase:

a)      uma van que ela pudesse transformar em uma livraria volante, e dirigir pela Escócia

b)      uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, pois dirigiria pela Escócia

c)       uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, a fim de dirigir pela Escócia

d)      uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, mas não dirigiria pela Escócia

e)      uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, caso a dirigisse pela Escócia



GABARITO 

1) b

2) a

3) e

4) a

5) a

6) c

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