MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Adjunto Adverbial

 ‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior

Animação começará a ser exibida no aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua

 O canal Disney Junior estreia neste sábado, dia 20, a nova produção original do Disney Junior Latin America Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h. A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, cujo destino se cruza com o de uma família humana - os Amigos - quando chegam por acaso na Terra. 

A data da estreia da animação foi escolhida por dois motivos. Em 20 de julho, são comemorados o Dia do Amigo e os 50 anos da chegada do homem à Lua. Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.

O Dia do Amigo surgiu em 20 de julho de 1969 pelo pensador argentino Enrique Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua como símbolo da fraternidade entre pessoas de todas as nacionalidades, raças e credos. Naquele dia, quando a tripulação da Apollo 11 pousou, Febbraro escreveu milhares de cartas para pessoas de todo o mundo e recebeu milhares de respostas.

Em Nivis, amigos de outro mundo, a amizade ocupa um lugar central. A família humana - composta por um escritor e desenhista chamado Felipe (Vinicius Campos), sua filha Isabella (Lourdes Errante) e seu pai Amadeo (Gustavo Masó) - conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver momentos inesquecíveis. 

Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas, que tudo é mais divertido quando compartilhado com amigos e que somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós.

Disponível em: <https://emais.estadao.com.br>. 19 de julho de 2019.

 

1) Releia com atenção o fragmento abaixo. Em seguida, identifique os adjuntos adverbiais que indicam circunstâncias de tempo:

“O canal Disney Junior estreia, neste sábado, dia 20, a nova produção original do Disney Junior Latin America Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h.”

 2) No segmento “Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.”, o termo em destaque é adjunto adverbial:

a)      Qual a circunstância expressa por ele?

b)      A que série ele se refere?

3) Em “[...] conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver momentos inesquecíveis”. O adjunto adverbial grifado:

a)      modifica o sentido de que termo?

b)      que circunstância ele exprime? 

4) A expressão evidenciada funciona como adjunto adverbial de lugar na frase:

a)      “Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado, no Disney Júnior”.

b)      “[...] a nova produção original do Disney Junior Latin America [...]”

c)      “A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, [...]”

d)     “[...] que tudo é mais divertido quando compartilhado com amigos

e)      “[...]somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós

 5) No trecho “Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas [...]”, o adjunto adverbial “mais” intensifica o sentido de:

a)      um verbo

b)      um adjetivo

c)      um advérbio

d)     um substantivo

e)      uma conjunção

 6) Na passagem “[...] que tudo é mais divertido [...]”, o adjunto adverbial grifado modifica o sentido de um adjetivo.

a)      Identifique esse adjetivo.

b)      Qual a classificação do advérbio nesse caso. 

7) Na parte “[...] somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós.”, o adjunto adverbial sublinhado poderia ser substituído por:

a)      totalmente

b)      imensamente

c)      profundamente

d)     indubitavelmente

e)      demasiadamente



GABARITO

1) "neste sábado e "a partir das 18h" 

2) 

a) Lugar.

b) Refere-se à série Nivis, amigos de outro mundo.

3) 

a) Do verbo criar.

b) Tempo (tem o mesmo sentido de “em pouco tempo”).

 4) a

5) b

6) 

a) Divertido.

b) Adjunto adverbial de intensidade.

7) a

Nenhum comentário:

Postar um comentário