MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Conjunção subordinativa adverbial

 Texto I

“O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, uma vez que, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.

Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.

Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.”

(“Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis” – texto adaptado - Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br)


1) A passagem “Porém os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa”, pode ser reescrito sem alterar o sentido original da seguinte maneira:

a)      Apesar disso os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa

b)      Porque os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa

c)       Conforme os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa

d)      Para que os produtos biodegradáveis contribuam com o efeito estufa

e)      Desde qe os produtos biodegradáveis contribuam para o efeito estufa

 

2) No fragmento “uma vez que, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação”, a intenção discursiva do texto, ao usar a conjunção em destaque revela sentido de:

a)      finalidade

b)      tempo

c)       causa

d)      consequência

e)      conformidade

 

3) A frase “quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar” deixa evidente uma lógica argumenta baseada na:

a)      quebra de expectativa.

b)      proporcionalidade.

c)       explicação.

d)      concessão.

e)      temporalidade.

 

Texto II

“Tem gente que não pode ouvir falar em óleo de fígado de bacalhau. Tudo bem que na vida existem coisas, digamos, mais saborosas. Mas, na maioria dos casos, a má impressão se deve a um trauma de infância, já que mães e avós obrigavam sua prole a mandar goela abaixo umas tantas colheradas do tal suplemento. A justificativa era vaga: “Faz bem”. E engula mais esta: elas estavam certas. Especialmente no que diz respeito à inteligência. Se não conheciam direito esse benefício, hoje a ciência explica.

Claro, você não precisa recorrer ao óleo. Desde que acrescente algumas porções de peixe à sua dieta, está tudo certo. A medida é essencial para manter nada menos do que o cérebro em forma. Mas, tanto no óleo de fígado de bacalhau quanto em um sashimi de salmão ou numa sardinha bem temperada, os autores da proeza na massa cinzenta são os ácidos graxos ômega-3, encontrados principalmente em espécies de águas frias. “Esse tipo de gordura influencia o desempenho cognitivo”, aponta a pesquisadora Maria Aberg, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. [...]”

Disponível em: <http://saude.abril.com.br>. 

 

4) O trecho “já que mães e avós obrigavam sua prole a mandar goela abaixo umas tantas colheradas do tal suplemento” é iniciado com uma conjunção adverbial com valor semântico de :

a)      concessão.

b)      tempo.

c)       finalidade.

d)      causa.

e)      comparação.

 

5) O trecho que estabelece relação lógico-argumentativa de condição é:

a)      “Mas, na maioria dos casos, a má impressão se deve a um trauma de infância”

b)      “Tudo bem que na vida existem coisas, digamos, mais saborosas”

c)       “Se não conheciam direito esse benefício, hoje a ciência explica”

d)      “Porém, tanto no óleo de fígado de bacalhau quanto em um sashimi de salmão ou numa sardinha bem temperada”

e)      “Desde que acrescente algumas porções de peixe à sua dieta, está tudo certo”

 

6) O valor semântico existente entre as orações do período “A medida é essencial para manter nada menos do que o cérebro em forma” é:

a)      finalidade

b)      concessão

c)       comparação

d)      causa

e)      condição

 

 

 

 

 

 

GABARITO

1)      a

2)      c

3)      b

4)      d

5)      e

6)      a

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