MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

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Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 30 de novembro de 2019

Aposto e Vocativo

Leia o texto 1 e faça as questões 1 e 2:

Texto 1

A historinha transcrita abaixo foi publicada na seção Humor de uma revista:

A professora Maria do Rosário passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema "mãe só tem uma".
no dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. todas mais ou menos dizendo as mesma coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa, é a rosa mais linda...
Portanto, mãe só tem uma...
Ai chegou a vez do Juquinha ler a sua redação: "Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu pra mim buscar uma Coca-Cola na cozinha. Eu abri a geladeira e gritei: 
"-mãe, só tem uma!" 
(texto adaptado. Viaje bem – Revista de Bordo da VASP)

1) Essa piada baseia-se nas interpretações diferentes de (I) “Mãe só tem uma” e (II) “Mãe, só tem uma”.
Compare esses dois enunciados com base na análise das relações sintáticas que se estabelecem entre as palavras, assim pode-se concluir que:

a) ambas têm o mesmo sentido, sendo o termo “mãe” o sujeito em ambas as orações.
b) a presença da vírgula em (II) cria o vocativo “mãe”, que é interpelada pelo filho.
c) em (I) há um aposto especificador, o que é justificado pela ausência da vírgula.
d) na frase (II), a virgula marca a presença de um aposto explicativo.
e) nas duas situações, o termo “mãe” é vocativo. A presença e a ausência da vírgula é mero estilo de escrever do autor.

2) O aposto especificador é utilizado com o intuito de individualizar ou especificar um termo genérico empregado na oração. Esse recurso sintático está presente na oração:

a) “A professora Maria do Rosário passou a lição de casa”
b) “no dia seguinte, cada aluno leu a sua redação”
c) “a mãe nos amamenta, é carinhosa, é a rosa mais linda...”
d) “Portanto, mãe só tem uma...”
e) “Aí chegou a vez do Juquinha ler a sua redação”

O texto 2 serve de base para as questões 3 e 4.

Texto 2

Dois vocativos
(Adélia Prado)

“A maravilha dá de três cores:
branca, lilás e amarela,
seu outro nome é bonina.
Eu sou de três jeitos:
alegre, triste e mofina,
mas meu outro nome eu não sei.
Ó mistério profundo!
Ó amor!”
(O coração disparado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p.19)

3) O eu lírico representado pelo poema, explicita informações tendo como referência dois elementos, cuja identificação não é retratada. No entanto o contexto permite concluir que esses elementos são:

a) uma flor e uma pessoa
b) uma maravilha e um mistério
c) uma bonina e um amor
d) um alegre e um triste
e) uma branca e uma lilás

4) Os versos 1 e 4 encerram com dois-pontos. Os versos seguintes a esse sinal de pontuação exercem função sintática de aposto que, nesse poema, tem o objetivo de:

a) explicar um termo
b) especificar um termo
c) resumir um termo
d) complementar um termo
e) enumerar um termo

5) O texto a seguir é parte da obra “Marília de Dirceu”, do poeta arcadista Tomás Antônio Gonzaga:

“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”

Na obra, observa-se um eu lírico que interpela a sua amada. O recurso sintático usado para essa finalidade é:

a) o vocativo “tudo passa”
b) o vocativo “Minha bela Marília”
c) o aposto explicativo “tudo passa”
d) o aposto especificativo “deste mundo”
e) o aposto enumerativo “prazeres” e “desgraça”







GARITO

1 – B 
2 – A
3 – A
4 – E
5 – B

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