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Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

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Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 30 de novembro de 2019

Acentuação e adjunto adverbial

1) Considere a charge a seguir:
















(Texto extraído de http://professormarcoscortinovis.blogspot.com/search/label/Acentua%C3%A7%C3%A3o)

Analisando a parte verbal e não verbal da charge e o contexto que ela apresenta, pode-se concluir que:

a) A ausência do acento agudo na vogal U decorre de um erro gráfico na execução da arte.
b) A ausência do acento agudo na vogal U foi intencional, pois mostra, conforme o contexto, que a saúde está sendo recuperada.
c) A ausência do acento agudo na vogal U reforça a ideia da falta de conhecimento das regras de acentuação gráfica por boa parte da população.
d) A ausência do acento agudo na vogal U foi intencional e reforça a ideia do contexto de que a saúde não está bem.
e) A ausência do acento agudo na vogal U confirma a ideia de socorro, bem definida pelo contexto da charge.

2) Leia:
Cordel da Acentuação

Este cordel vai falar
Da nossa acentuação
Que apresenta muitas regras
Que confundem o cabeção
Por isso, meu bom amigo
Preste bastante atenção.

(...).

Todos ditongos abertos
Formados por -ÉU, -ÉI, -ÓI
Devem ser acentuados
Como chapéu e herói
Fiéis, céu, e coronéis
Anéis, fogaréu, dodói.
(Poema de Carlos Soares da Silva. Disponível em http://www.pucrs.br/mj/poema-cordel-36.php acesso em 17/06/2010)

A segunda estrofe do cordel em análise, versa sobre a regra específica de acentuação dos ditongos. Um comentário correto acerca dessa estrofe é:

a) Ele está incorreto, pois os referidos ditongos recebem acento somente nas oxítonas.
b) Ele está incorreto, pois, segundo o novo acordo ortográfico, os referidos ditongos recebem acento somente nas oxítonas.
c) O novo acordo ortográfico alterou a regra de acentuação dos ditongos, limitando a acentuação dos referidos ditongos abertos apenas nas oxítonas e nos monossílabos tônicos.
d) O novo acordo ortográfico, em vigor no Brasil desde 2016, não alterou a regra de acentuação dos ditongos, portanto a estrofe do cordel contém uma informação verdadeira.
e) A estrofe apresenta uma regra em vigor, no que se refere à acentuação dos ditongos, no entanto não menciona as exceções a essa regra.

O texto a seguir serve de base às questões 3, 4 e 5.

“Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. Atualmente, de cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1 480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.”
(Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 / adaptado)

3) (ENEM – 2012) Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lugar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de:

a) Demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea.
b) Defender a participação da mulher na sociedade atual.
c) Comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.
d) Criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.
e) Distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

4) Os adjuntos adverbiais exercem função fundamental nas orações, no que se refere a estabelecer determinadas circunstâncias em que se dá uma ação verbal. O texto em análise, por exemplo, contém muitos adjuntos adverbiais imprimindo circunstância de tempo. O item que não corrobora com essa afirmação é:

a) “ano a ano”
b) “em 2005”
c) “nos últimos sete anos”
d) “cresceu 1 480%”
e) “Atualmente”

5) O fragmento sintático em destaque na frase – “a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria” – classifica-se como adjunto adverbial, e imprime circunstância de:

a) Lugar
b) Intensidade
c) Modo
d) Afirmação
e) Dúvida









GABARITO

1 – d
2 – c
3 – a
4 – d
5 - a

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