MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

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Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 30 de novembro de 2019

Acentuação

O texto I serve de base para as questões de 1 a 3.

TEXTO I

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. 
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)
1. (ENEM – 2011) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
  1. a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
  2. o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
  3. o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
  4. o termo “Também” exprime uma justificativa.
  5. o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
2. A tonicidade das sílabas, na língua portuguesa, é grafada com um acento, seja ele agudo ( ´ ) ou circunflexo ( ^ ). No entanto, o uso desse recurso gráfico deve ser feito obedecendo a algumas regras. Nas sentenças abaixo, indique aquela cuja regra de acentuação não se aplica ao vocábulo destacado:

a. “Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante” – acentua-se a paroxítona terminada em L.
b. “mas também de problemas como morte súbita” – acentuam-se todas as proparoxítonas.
c. “já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas” – Acentua-se a paroxítona terminada em ditongo.
“d. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial” – acentua-se a oxítona terminada em EM
e. “praticar atividade física regularmente” - acentua-se a proparoxítona terminada em A.

3. Na frase “é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue”, a ocorrência da acentuação gráfica na palavra “níveis”, indicando a tonicidade da sílaba na posição paroxítona, equivale ao mesmo que ocorre nos pares:
  1. fácil – fáceis
  2. família – relógio
  3. álbum – fórum
  4. tórax – xérox
  5. matemática – física

Os textos II e III servem de base para as questões 4 e 5.

Texto II
Livro

Eu me livro daquele garoto chato
Com um livro enfiado no meu nariz
Fingindo achar a história feliz.
Fonte: MARIA, Selma. Isso isso. São Paulo: Peirópolis, 2010. s/p.

Texto III



























4. (IFSC/2015) Considerando a posição da sílaba tônica e as regras de acentuação das palavras, é correto afirmar que:
  1. As palavras “garoto”, “história”, “feliz” e “nariz”, do Texto II, são palavras proparoxítonas, e “livro”, “dicionário”, “terminar” e “nunca”, do Texto III, são palavras oxítonas.
  2. As palavras “história”, do Texto II, e “dicionário”, do Texto III, não deveriam estar acentuadas porque os acentos agudos não fazem mais parte do português brasileiro.
  3. A palavra “história”, do Texto II, é uma palavra paroxítona e está corretamente acentuada; e “você”, do Texto III, é uma palavra oxítona e deve ser acentuada da mesma forma que “café”, “dendê”.
  4. As palavras “nariz” e “feliz”, do Texto II, deveriam estar acentuadas assim como as palavras “terminar”, “ler”, “grosso” e “nunca”, do Texto III, que deveriam receber acento circunflexo.
  5. As palavras “história”, do Texto II, e “dicionário”, do Texto III, foram acentuadas corretamente, mas possuem regras de acentuação diferentes porque a primeira é considerada paroxítona e, a segunda, proparoxítona.

5. O texto III é uma tirinha, gênero textual cujo objetivo é causar graça. Nesse aspecto, é correto dizer que o humor do texto em análise:
  1. constrói-se no fato de o pai da Mafalda ler seguidas vezes o dicionário.
  2. constrói-se no fato de o pai da Mafalda mostrar que não sabe o significado das palavras, por isso consulta o dicionário.
  3. constrói-se no fato de Mafalda chamar a atenção do pai, sem se dar conta de que ele consultava o dicionário.
  4. constrói-se no fato de Mafalda ter alertado o pai sobre o fato de o livro ser grosso e que ele não terminaria de lê-lo.
  5. constrói-se no fato de Mafalda e o paio terem o hábito de ler.





GARITO

1 – A
2 – E
3 – B
4 – C
5 – C


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