MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 29 de agosto de 2020

Interjeição

 1) De acordo com o código mencionado, relacione corretamente as colunas analisando o valor semântico atribuído pelas preposições:

 A - admiração

B - espanto

C - aversão

D - alívio

 a)      (   ) Nossa! Como você é formidável!

b)      (   ) Ufa! Terminamos o trabalho em tempo hábil.

c)      (   ) Credo! Não gostei do que você falou.

d)     (   ) Nossa! Que homem estranho está percorrendo pelas ruas do bairro.

2) Substitua os termos em destaque por interjeições correspondentes:

a)      Fiquem quietos! A aula já começou.

b)      Não aprovo! Sua atitude desagradou a todos.

c)      Vais conseguir! Sigas adiante, pois serás um vencedor.

d)     Esteja mais atento! Esta estrada oferece riscos aos condutores. 

3) Sabemos que cada classe de palavras exerce alguma função morfológica no interior dos enunciados. Assim, podemos dizer que as interjeições têm a função de:

a)      imitar os sons da realidade, como o latido de um cão, o barulho de uma porta sendo fechada, um vidro quebrado, um telefone tocando.

b)      exprimir, de forma instantânea e enfática, sentimentos, emoções e reações psicológicas por meio dos sinais de pontuação, de gestos, bloqueios e efeitos sonoros. Exemplos: Psiu! Oh! Uau!

c)      repetir os fonemas tônicos para que as palavras possam ser rimadas e dar sonoridade ao texto.

d)     enfatizar palavras e expressões a partir do uso exagerado de sinais de pontuação.

e)      determinar, por meio de expressões enfáticas, as rações em gênero das palavras a que se referem.

 

4)

Canção do Exílio Facilitada

 LÁ?

AH!

 

SABIÁ...

PAPÁ...

MANÁ...

 

SOFÁ...

SINHÁ...

 

BAH!

 Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são:

a)      Lá e Maná (embora exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas uma pela outra sem que haja prejuízo semântico);

b)      Maná e Papá (já que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios);

c)      Sinhá e cá (imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais);

d)     Ah e bah (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);

e)      Sabiá, sofá e sinhá (substantivos comuns que terminam com a sílaba tônica “á”. 

5) Marque a única alternativa que não é composta apenas por Interjeições ou Locuções Interjetivas:

 a)      Uau! Psiu! Que horror!

b)      Ai de mim! Ora bolas! Psiu!

c)      Oh, céus! Alto lá! Quem me dera!

d)     Au, au, au! Puxa vida! Alô!

e)  Oba! Viva! Ufa!



GABARITO

1) A - D - C - B

 2)

a) Silêncio!

b)  Credo!

c) Coragem!

d)  Atenção!

 

3) (b)

4) (d)

5) (d) 

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