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Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

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Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Advérbio

 

1) Leia um trecho da música “Agora”, composta por Arnaldo Antunes e gravada pelo grupo Titãs.

Agora que agora é nunca

Agora posso recuar

Agora sinto minha tumba

Agora o peito a retumbar

Agora a última resposta

Agora quartos de hospitais

Agora abrem uma porta

Agora não se chora mais

Agora a chuva evapora

Agora ainda não choveu

Agora tenho mais memória

Agora tenho o que foi meu (...)

Extraído do site: <http://letras.mus.br/titas/86540/>.

    a) As palavras destacadas no primeiro verso são advérbios, no entanto, no contexto em que são                 apresentadas, elas estão exercendo funções próprias de outras classes gramaticais, são elas,                    respectivamente:

 

(           ) substantivo e adjetivo

(           ) adjetivo e substantivo

(           ) adjetivo e advérbio

(           ) substantivo e substantivo

(           ) advérbio e substantivo


b)      Nesse texto, há presentes advérbios com sentido de tempo. Identifique-os:


2) Identifique os casos em que a palavra destacada é usada como advérbio, expressando circunstância de intensidade. Nos outros casos, reescreva as frases, fazendo a devida concordância.

a)      As crianças estavam muito ansiosas pela chegada do Natal.

b)      Achei melhor trazer bastante blusas de frio.

c)      Passagens de avião custam caro.

d)     Apesar de anunciada a promoção, os itens de higiene pessoal estavam caro.

e)      Suas explicações foram bastante convincentes.

 

3) Classifique os advérbios destacados no trecho a seguir:

 

“Ele estava meio desconfiado vendo as flores minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.”. (Graciliano Ramos)


4) Leia a frase:

Nunca as condições de trabalho estiveram tão ruins como ultimamente.

 O advérbio destacado acima tem cunho de negação, mas expressa ideia de tempo. Indique a alternativa em que um outro advérbio destacado tem essa característica.

 a)      Quando vem aqui, ele sempre nos visita.

b)      Ele sempre agiu diferentemente dos outros convidados.

c)      Eu acredito que jamais ele nos negaria apoio.

d)     Casualmente encontramos o livro que você queria ler.

e)      Ele talvez tenha mudado de opinião.

 

5) Substitua as locuções adverbiais destacadas pelo advérbio correspondente.

 a)      Felipe agiu como criança

 b)      Os alunos foram embora em silêncio

 c)      O senador falava ao povo com coragem

 d)     Os eventos aconteceram ao mesmo tempo.

 e)      Aquelas pessoas receberam-me como irmão. / /

 6) Indique se os advérbios e locuções adverbiais destacados referem-se a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio.

 a)      A filha levantava cedo, fazia o café para o pai e deixava na garrafa térmica.

b)      Os funcionários chegaram muito tarde, mas conseguiram terminar logo o trabalho.

c)      Para subir ao alto do morro, os turistas usaram calçados bastante resistentes.

d)     De longe ouviu o grito de horror e correu desesperadamente.

e)      Soube que ela mora bem perto do meu serviço.



GABARITO

1)

a)

(    X    ) substantivo e adjetivo

b)  Os advérbios “agora” e “ainda”.

 

2) 

a)      As crianças estavam muito ansiosas pela chegada do Natal.

b)      Achei melhor trazer bastanteS blusas de frio.

c)      Passagens de avião custam caro.

d)     Apesar de anunciada a promoção, os itens de higiene pessoal estavam caroS.

e)      Suas explicações foram bastante convincentes.

3) Respectivamente, tempo, modo e modo.

4) 

c)      Eu acredito que jamais ele nos negaria apoio. 

5) 

a)      Felipe agiu como criança. puerilmente

b)      Os alunos foram embora em silêncio. silenciosamente

c)      O senador falava ao povo com coragem. corajosamente

d)     Os eventos aconteceram ao mesmo tempo. Sincronicamente / simultaneamente

e)      Aquelas pessoas receberam-me como irmão. Fraternamente / fraternalmente /

 6) 

a)      

O advérbio “cedo” junta-se ao verbo “levantava”;

“nas garrafa térmica” junta-se ao verbo “deixavam”.

 b)  

O advérbio “muito” junta-se ao advérbio “tarde”;

“logo” junta-se ao verbo “terminar”.

 c)     

O advérbio “ao lado do morro” junta-se ao verbo “subir”;

“bastante” junta-se ao adjetivo “resistentes”.

d)     

O advérbio “de longe” junta-se ao verbo “ouviu”;

“desesperadamente” junta-se ao verbo “correu”. 

e) 

O advérbio “bem” junta-se ao advérbio “perto”.

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