MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 29 de agosto de 2020

Agente da passiva

 Cuidados com a pele no verão

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a proteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

 Filtro solar

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca, etc.).

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

 Hábitos diários

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

(Adaptado de http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/)

 

1)A leitura do primeiro parágrafo do texto:

 a) mostra soluções para que evitemos as queimaduras do sol.

b) ensina como prevenir o câncer de pele e também como usar o protetor solar na época mais quente do ano.

c) mostra possíveis problemas vindos da radiação solar e apresenta o que será desenvolvido no texto como forma de prevenção.

d) aponta uma crítica a pessoas que não se cuidam ao se exporem exageradamente ao sol no verão.

e) mostra os principais problemas para o corpo em razão de não tomar banho de sol.

 2) De acordo com o texto, o filtro solar:

 a) pode ser usado somente a partir da adolescência.

b) deve ser utilizado somente com o (FPS) 30.

c) deve ser utilizado sempre antes de ir à escola.

d) precisa ser um hábito diário na vida de crianças e jovens.

e) pode ser utilizado sempre, exceto nos momentos de lazer.

 3) Leia abaixo os fragmentos retirados do texto:

 I – A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra(...)

II – não podemos deixar a proteção de lado(...)

III – O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar(...)

IV – Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade(...)

V – No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável(...)

 

Marque a alternativa que somente traz trechos evidentes sobre o cuidado da pele em relação ao sol, ou seja, escolha a opção somente daquelas afirmativas que orientam ações que protegem a pele dos raios solares.

 a) I, II e III.

b) I, II, III e IV.

c) I, e IV.

d) I, III e V.

e) II, III e IV.

 4) A partir da leitura do primeiro parágrafo de “Hábitos Diários”, podemos resumi-lo no que se refere à sua estratégia de escrita conforme está em uma das alternativas abaixo. Marque a correta:

 a) O autor faz uma afirmação geral e depois parte para o específico.

b) O autor traz elementos predominantemente narrativos.

c) O autor descreve críticas sobre o mau uso do filtro solar.

d) O autor escreve uma situação bem específica e depois parte para o geral.

e) O autor utiliza a ironia para escrever o contrário daquilo que pensa.

(acessaber.com.br)

 

5) A oração “A radiação solar incide (...) sobre a Terra” não pode ser escrita na voz passiva. Explique essa afirmação.

O verbo “incidir” exige preposição – incide sobre... – portanto não é transitivo direto, que é a consição para que haja voz passiva.

 6) O fragmento “não podemos deixar a proteção de lado” (2º parágrafo) escrito em voz passiva é:

 a) A proteção não poderia ser deixada de lado por nós.

b) A proteção não pode ser deixada de lado por nós.

c) Nós não poderíamos deixar de lado a proteção.

d) A proteção não podia ser deixada de lado por nós.

e) Por nós, a proteção, não podemos deixá-la de lado.

 7) Sobre a frase “deve ser aplicado diariamente” é correto firmar que:

 a) está na voz ativa, e o sujeito é “ele”.

b) está na voz passiva, e o agente da passiva é “o uso do filtro solar”.

c) está na voz passiva, e o agente da passiva está oculto.

d) está na voz ativa, mesmo que o agente da passiva não esteja expresso na frase.

e) não deve ser considerada na voz passiva, porque não há um agente da passiva não está identificado.

 8)  Leia o trecho:

“Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, (...), são recomendados para uso diário”

 Considerando o seu contexto, não é possível determinar quem é o agente da ação verbal? Explique sua resposta.

Não é possível, pois o agente da voz passiva não está expresso na frase.

 9) Reescreva o fragmento a seguir, transformando a forma verbal em destaque numa locução verbal em voz passiva:

 “É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.”

O hábito de usar o protetor solar diariamente deve ser criado por crianças e jovens.

 10) A frase “previne doenças e adia os sinais do envelhecimento” reescrita em voz passiva é:

 a) Doenças são prevenidas, e os sinais de envelhecimento serão adiados.

b) Doenças serão prevenidas, e os sinais de envelhecimento serão adiados.

c) Doenças eram prevenidas, e os sinais de envelhecimento eram adiados.

d) Doenças é prevenidas, e os sinais de envelhecimento é adiados.

e) Doenças são prevenidas, e os sinais de envelhecimento são adiados.



GABARITO

1) (c)

2) (d)

3) (e)

4) (a)

5) O verbo “incidir” exige preposição – incide sobre... – portanto não é transitivo direto, que é a condição para que haja voz passiva.

 6) (b)

 7) (c)

 8)  Não é possível, pois o agente da voz passiva não está expresso na frase.

 9) O hábito de usar o protetor solar diariamente deve ser criado por crianças e jovens.

 10) (e)

Nenhum comentário:

Postar um comentário