MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Substantivo


Texto
A paz se constrói a cada instante

          Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão. Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
         Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
 (Brigitte Labbé e Michel Puech. A guerra e a paz. São Paulo: Scipione, 2002.)

1) Pela leitura do texto, podemos afirmar que:

a) a paz acontece naturalmente.
b) diferentes atitudes praticadas no dia a dia podem semear a paz.
c) a paz é estabelecida, de forma definitiva, no momento em que é conquistada.
d) as guerras fazem parte do passado.
e) as guerras sempre trazem paz.

2) A finalidade do texto é:

a) informar sobre fatos históricos.
b) debater sobre situações cotidianas.
c) apresentar o conceito de “guerra”.
d) convencer as pessoas de uma opinião.
e) divertir o leitor.

3) Leia: “Raciocinam em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las?”.
As palavras destacadas nesse fragmento referem-se a que?

4) Leia os dois trechos a seguir:
I – “A paz pode ser semeada em qualquer lugar”
II – “esse aluno, (...), está construindo a paz!
A palavra “paz” aparece nas duas frases, porém suas funções nelas são distintas. Explique essa afirmação.

5) Nas frases “Em diversas cidades da Europa, por exemplo” e “Nas escolas, os professores ensinam História”, os substantivos em destaque, apesar de serem distintos, foram usados com a mesma intenção, que é:

a) identificar lugares históricos presentes em cada uma das frases
b) indicar o lugar onde ocorrem as ações verbais em cada frase
c) fazer o leitor refletir sobre a guerra
d) identificar os locais onde ocorrem as guerras
e) indicar as ações praticadas em cada frase

6) Identifique a frase em que a palavra destacada é “substantivada”:

a) “os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou”
b) “Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas”
c) “Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe”
d) “Um dos alunos vai falar com o diretor
e) “eles constroem a paz”

7) O substantivo destacado que dá nome a uma ação é:

a) “A paz pode ser semeada em qualquer lugar”
b) “não fechando os olhos para o que acontece
c) “Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão”
d) “Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum”
e) “Certo dia, em suas famílias ou comunidade






GABARITO
1) b
2) d
3) Refere-se à “guerra”.
4) Na frase I, o substantivo “paz” é o termo que rege (conjuga) a locução verbal “pode ser”; em II, o substantivo “paz” é alvo da ação verbal “está construindo”.
5) b
6) a
7) c

Nenhum comentário:

Postar um comentário