MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 25 de novembro de 2017

UERJ 2018 - Proposta de redação: O papel dos movimentos feministas para construção da identidade feminina no século XXI.

Sobre o romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, cuja narrativa se passa entre 1857 e 1875, é interessante destacar a Revolução Francesa como precursora a fim de repensar o papel da mulher no XIX. Vista como objeto de fascínio, admiração, exaltação, sedução e desejo, a mulher ora deixava-se revelar, ora mantinha-se recatada, tanto nas narrativas ficcionais como na realidade social. No entanto, a sedução feminina era vista como algo que não precisava ser revelado, mas sim, reprimido. No século XIX, as mulheres tinham seu papel bem delimitado na sociedade, sua sensualidade era motivo de adestramento masculino, o que antes fascinava, envolvia e manipulava o homem, agora devia ser controlado e relegado à imoralidade. É nessa perspectiva que a personagem Capitu concentra em si a dissimulação e críticas sociais que o autor abordava. Capitu foi a grande polêmica Machadiana, criada fora dos padrões da época, insistiu em usar sua sensualidade e inteligência para libertação de si mesma e do homem que amava, sendo mais tarde excluída e abandonada por não submeter-se às regras sociais vigentes na época.
(Texto adaptado – Autor: Evani Dias Paes Landim)


A partir da leitura da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, e do texto de Evani Landim, redija um texto argumentativo-dissertativo, em prosa, com 20 a 30 linhas, em que apresente seu posicionamento acerca do papel dos movimentos feministas para construção da identidade feminina no século XXI.
Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à sua redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário