MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Interpretação: carta argumentativa



Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2007.

Prezado Prefeito,

Apresento nesta carta o grande problema ecológico que está ocorrendo em nosso planeta, que em consequência afeta nossa cidade. O aquecimento global é um problema que está sendo debatido pela sociedade, porém nem todos já se conscientizaram de seus efeitos negativos. É preciso que a população aprenda o que fazer para não ter problemas no futuro.
Precisamos apresentar em colégios, programas sobre o que é o aquecimento global para mostrarmos os grandes problemas que ele traz e trará para nossa sociedade. Por exemplo, as geleiras do Alasca que estão sendo destruídas, aumentam o volume da água e faz com que a maré suba, chegando a nossos prédios (exemplo tirado do jornal O Globo de agosto/2007, fato que já está acontecendo na cidade de Recife no estado de Pernambuco).
Para fazermos com que os efeitos do aquecimento global diminuam, precisamos usar novas matérias como o biodiesel, que é um combustível biodegradável, muito menos poluente que a gasolina, pois emite menor quantidade de gás carbônico (CO2) (exemplo retirado do site da Petrobrás). Outro modo, é usarmos menos automóveis e mais transportes alternativos como o metrô.
O único modo de fazermos com que as pessoas se conscientizem é mostrar para eles o mal que o aquecimento global faz para a ecologia e a nós mesmos. Porque se ficarmos parados, nosso mundo sofrerá grandes problemas. Obrigado.

Atenciosamente,

Rafael Roditi Lachter.
Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio TTH-BarIlan
(http://deixaeufalareescrever.blogspot.com.br/2007/10/somente-quando-for-cortada-ltima-rvore.html)

1)      Nessa carta, o locutor inicia o primeiro parágrafo na 1ª pessoa do singular e, posteriormente, muda para a 1ª pessoa do plural.

a)      Que formas verbais servem para exemplificar essa afirmação? 

b)      Qual a intenção do autor realizando essa mudança no texto?

2)      Qual a preocupação apresentada na carta? Essa preocupação decorre de que?

3)       No texto, como forma de argumentação, são apresentados exemplos extraídos do jornal O Globo e do site da Petrobrás. Esses exemplos:
a)      reforçam a ideia de que não há necessidade de se preocupar com o meio ambiente.
b)      dão maior credibilidade à linha argumentativa do locutor.
c)      mostram que o locutor é um pesquisador sobre o assunto.
d)      são apenas exemplos, ou seja, não contribuem para persuadir o destinatário.

4)      Segundo o texto,  por que o biodiesel é indicado para reduzir os efeitos do aquecimento global?

5)      Além do uso do biodiesel, cite as medidas apresentadas no texto:

a)      relacionadas à conscientização das pessoas:

b)      relacionadas à mudança de comportamento:


GABARITO

1)

a)   As foras verbais “apresento”, em 1ª pessoa do singular, e “precisamos”, em 1ª pessoa do plural.        

b)      Sua intenção é generalizar e mostrar que todos devem se preocupar com as questões ecológicas.

2)      A preocupação com o aquecimento global, que decorre do fato de nem todos terem consciência dos seus efeitos negativos, apesar de ser um problema em debate na sociedade.

3)      b

4)      Porque “é um combustível biodegradável, muito menos poluente que a gasolina, pois emite menor quantidade de gás carbônico (CO2).”

5)      Além do uso do biodiesel, cite as medidas apresentadas no texto:

a)      A apresentação, em colégios, de programas sobre o que é o aquecimento global.
b)      Usar transporte alternativo, como o metrô.

6 comentários: