MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Adjunto Adnominal e Adjunto Adverbial


1)  Na língua portuguesa, é comum um vocábulo, em diferentes situações enunciativas, ter a mesma classificação morfológica (classe gramatical), porém apresentar diferentes classificações sintáticas. Analise atentamente as orações que seguem, tendo em vista o termo em destaque e as considerações feitas acima. Em seguida, marque a opção que contém uma informação correta:

A - O professor irritado deu uma advertência ao aluno.
B - O professor deu, irritado, uma advertência ao aluno.

a)   Em A e B, o termo “irritado” é adjetivo e adjunto adnominal de “professor”.
b)   Em A, o termo em destaque é adjetivo e predicativo do sujeito “O professor”
c)   Em B, o termo em destaque é substantivo e adjunto adnominal do sujeito “O professor”.
d) Em A e B, “irritado” é adjetivo; porém, em A, ele é adjunto adnominal, e, em B, ele é predicativo do sujeito.
e)      Em A e B, “irritado” é adjetivo; porém, em A, ele é predicativo do sujeito, e, em B, ele é adjunto adnominal.

Leia o texto I e faça as questões 2 e 3.

Texto I

O respeito que devemos ter
‘(...)
O respeito se tornou algo raro, o único respeito que as pessoas costumam ter é o respeito as suas próprias necessidades e ponto. Na verdade, a palavra respeito teve seu valor perdido durante a “evolução” dos seres humanos, por mais que escutemos diversas vezes “tenha respeito com os mais velhos”, “tenha respeito pela professora”, “olha aqui, menino, me respeita que eu sou sua mãe”. Parecem mais palavras vazias que ficam só na cabeça de alguns. Respeito vai muito mais além de bons costumes em não gritar ou desrespeitar alguém mais velho ou superior, respeito se vale também nas coisas que devemos ou não dizer e, acima de tudo, respeitar a opinião alheia, concordando com ela ou não, gostando ou não.
Respeito é aceitar as diferenças, conviver em harmonia com as vontades e necessidades do próximo; respeitar é não abusar dos sentimentos dos outros; respeito é o primeiro passo para qualquer relacionamento e, sem ele, nada consegue se manter. (...).’
(http://paradisegekiga.wordpress.com/2013/11/17/um-texto-sobre-o-respeito-que-devemos-ter/)

2)      Por que a palavra EVOLUÇÃO foi grafada entre aspas?

a)    Porque o autor quis destaca ar a importância da evolução do homem.
b)    Porque o autor pretende chamar a atenção para uma importante mudança na humanidade.
c)    Porque o autor não considera evolução o fato de o ter perdido o respeito pelas pessoas.
d)    Porque tal palavra está escrita errada.
e)    Porque trata-se de uma citação.

3)  Sabendo que adjunto adnominal é a função sintática exercida pelos artigos, numerais, adjetivos, locuções adjetivas e pronomes adjetivos, quando estes se unem ao núcleo de uma função sintática, marque a opção, cujo termo em destaque na frase, extraído do texto acima, não é adjunto adnominal:

a)   “O respeito se tornou algo raro
b)   “o respeito as suas próprias necessidades e ponto”
c)    “Respeito vai muito mais além de bons costumes”
d)    “respeitar a opinião alheia
e)    “concordando com ela ou não, gostando ou não”


Leia o texto II e faça as questões 4 e 5.

Texto II

FOGO SEGURO

Os fósforos têm esse nome porque contêm fósforo, uma substância que pega fogo quando friccionada numa superfície áspera. No começo, eram hastes longas, que tinham nomes engraçados, como lucíferes ou locofocos. O problema é que eram perigosos, pois costumavam acender sozinhos dentro da embalagem, só por encostarem um no outro.
Em 1855, o sueco Johan Edvard Lundstrom criou palitos menores, feitos com fósforo vermelho e que só se acendiam quando riscados com força em um lixa colocada do lado de fora da caixa.
(Revista Recreio, ano 4, n. 177. São Paulo: Abril, 31 jul. 2003).

4)      Em todas as frases a seguir, extraídas do texto, os termos destacados imprimem circunstância de tempo, EXCETO:

a)   “uma substância que pega fogo quando friccionada”
b)   No começo, eram hastes longas”
c)   “pois costumavam acender sozinhos dentro da embalagem
d)   Em 1855, o sueco Johan Edvard Lundstrom criou palitos menores”
e)   “feitos com fósforo vermelho e que só se acendiam quando riscados com força em um lixa”

5)   Em “Os fósforos têm esse nome porque contêm fósforo, uma substância que pega fogo quando friccionada numa superfície áspera”, a expressão em destaque exerce a função sintática de:

a)      adjunto adverbial de lugar
b)      adjunto adverbial de modo
c)      adjunto adverbial de tempo
d)     adjunto adverbial de intensidade
e)      adjunto adverbial de afirmação





GABARITO

1 – d
2 – c
3 – e
4 – c
5 - a

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