MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 8 de junho de 2019

Acentuação gráfica


TEXTO I
  
TEXTO II

Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A hipótese de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).

1)      (ENEM – 2018) O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão:

a)  medicalizada, que relaciona a prática de exercícios físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde.
b)  ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.
c)      crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo do indivíduo.
d)     focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade pela prevenção de doenças.
e)     geracional, que preconiza a representação do culto à jovialidade.

2)    A tonicidade das sílabas, na língua portuguesa, é grafada com um acento, seja ele agudo ( ´ ) ou circunflexo ( ^ ). No entanto, o uso desse recurso gráfico deve ser feito obedecendo a algumas regras. Nas sentenças abaixo, indique aquela cuja regra de acentuação do vocábulo destacado destoa das demais:

a)   “cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc.”
b)   “tende a fazer com que a pessoa se sinta (...)culpada pelo fato de ser ou estar sedentária
c)   “2 horas de transporte público
d)    “entender a mensagem da importância do exercício físico?”
e)    ”A hipótese de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor”

3)      Na frase “... pois é importante para sua saúde”, a ocorrência da acentuação gráfica na palavra “saúde”, indicando a tonicidade da sílaba na posição paroxítona, ampara-se na enunciação de que:

a)    acentuam-se as paroxítonas terminadas em “E”.
b)   acentuam-se as paroxítonas com ditongo aberto “AU”.
c)    acentua-se o “U” tônico dos hiato, sozinhos na sílaba ou seguidos de “S”.
d)    acentua-se o “U” tônico dos ditongos, desde que seja em paroxítonas.
e)    acentuam-se as paroxítonas terminadas em “E”, nos casos em que a sílaba tônica contenha hiato com “U” tônico, sozinho na sílaba.

4)   Pode-se afirmar que os textos I e II mantêm relação no que se refere ao tema, no entanto a abordagem de ambos sobre esse mesmo tema mostra-se paradoxal. Comente essa afirmação e expresse seu ponto de vista sobre essa contradição entre os textos.

5)   A gramática normativa da língua portuguesa não apresenta exceção às regras da acentuação gráfica nos casos de acentuação das oxítonas, das paroxítonas e das proparoxítonas. Explique, portanto, por que paroxítonas como IMPORTÂNCIA e MÉDIA têm acento, e paroxítonas como DOENÇAS e PERIFERIA não têm acentuação gráfica.



GARITO

1 – b
2 – b
3 – c

4 – Espera-se que o estudante compreenda que o texto II apresenta um aspecto que não é considerado no texto I: as dificuldades que um morador da periferia tem para conciliar suas responsabilidades de trabalho e casa com atividades físicas.
Também se espera que o estudante tome uma posição mediante essa divergência entre os dois textos.

5 – Os primeiros vocábulos são paroxítonas terminadas em ditongo, condição amparada pela regra da acentuação das paroxítonas. As duas últimas palavras são paroxítonas terminadas em “AS” e “A”, respectivamente, não sendo essas as condições para se usar a acentuação gráfica.

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