MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Interpretação, Objeto Direto e Indireto, Adjunto Adnominal


Texto I
O respeito que devemos ter
            (...)
            O respeito se tornou algo raro, o único respeito que as pessoas costumam ter é o respeito as suas próprias necessidades e ponto. Na verdade a palavra respeito teve seu valor perdido durante a “evolução” dos seres humanos, por mais que escutemos diversas vezes tenha respeito com os mais velhos, tenha respeito pela professora, olha aqui menino me respeita que eu sou sua mãe. Parece mais palavras vazias que ficam só na cabeça de alguns, respeito vai muito mais além de bons costumes em não gritar ou desrespeitar alguém mais velho ou superior, respeito se vale também nas coisas que devemos ou não dizer e acima de tudo respeitar a opinião alheia concordando com ela ou não, gostando ou não.
            Respeito é aceitar as diferenças, conviver em harmonia com as vontades e necessidades do próximo; respeitar é não abusar dos sentimentos dos outros; respeito é o primeiro passo para qualquer relacionamento e, sem ele, nada consegue se manter. (...).”
(http://paradisegekiga.wordpress.com/2013/11/17/um-texto-sobre-o-respeito-que-devemos-ter/)

Interpretação do texto I

1)    Segundo o texto, qual é o respeito que devemos ter?

2)    Por que a palavra EVOLUÇÃO foi grafada entre aspas?

a)    Porque o autor quis destaca ar a importância da evolução do homem.
b)    Porque o autor pretende chamar a atenção para uma importante mudança na humanidade.
c)    Porque o autor não considera evolução o fato de o ter perdido o respeito pelas pessoas.
d)    Porque tal palavra está escrita errada.

3)    Na sua opinião, o respeito é importante? Por quê?

Gramática aplicada ao texto I

4)    Leia: “acima de tudo respeitar a opinião alheia”. Agora faça o que se pede:

a)    Qual a função sintática do termo destacado?

b)    Reescreva a frase substituindo o termo destacado pelo pronome oblíquo correspondente.

c)    A palavra “alheia”, nessa frase, é:

(         ) objeto direto             (           ) adjunto adnominal    (           ) objeto indireto

5)    A frase “Respeito é aceitar as diferenças” pode ser reescrita corretamente em:

a)    Respeito é aceitá-las
b)    Respeito é aceitar-las.
c)    Respeito é aceitar-lhes.
d)    Respeito é aceitá-lhes.


Texto II



6) Observe o emprego do pronome oblíquo no texto acima. Ele foi usado de maneira correta ou errada? Justifique sua resposta.

7) Reescreva todos os adjuntos adnominais presentes no texto II.

8) Reescreva todo o texto, substituindo “um curso de medicina” por um pronome oblíquo.


Texto III



9) Leia a tirinha e faça o que se pede:

9.a) No texto aparecem os pronomes retos ELA e EU. Qual a função sintática de ambos?

a) Objeto direto
b) Objeto indireto
c) Objeto direto e indireto, respectivamente.
d) Sujeito

9.b) Em “Nos privar de um técnico” e “tem que leva-la”, os pronomes destacados são, respectivamente:

a) objeto direto e objeto indireto.
b) objeto indireto e objeto direto.
c) objeto direto e objeto direto.
d) objeto indireto e objeto indireto.

9.c) Por que a personagem se sente culpada?

10) Extraia os adjuntos adnominais presentes no último quadrinho.

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