MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Éramos seis, de Maria José Dupré

Resultado de imagem para éramos seis capa do livro

1) Relacione os personagens às suas características.
  1. Dona Lola
  2. Júlio
  3. Carlos
  4. Alfredo
  5. Julinho
  6. Isabel
    (          ) Mulher bondosa e trabalhadora
    (          ) Casou-se com um homem desquitado
    (          ) Vendedor e conservador
    (          ) Ascende socialmente
    (          ) Formou-se em medicina
    (          ) Sumiu pelo mundo

2) Qual a relação do título com a história narrada?

3) No período da narrativa, o que corria:

a. no Brasil?

b. no mundo?

4) Dos quatro filhos do casal, qual o que mais lhe chamou a atenção? Explique sua resposta com base na narrativa.

5) Explique as afirmações a seguir:

a. Alfredo era a “Ovelha Negra” da família.

b. Carlos era o filho perfeito.

6) Pela narrativa, o que Carlos achava do comportamento de Alfredo e Isabel?
  1. Ele não concordava com o fato de ambos darem preocupação aos pais.
  2. Ele achava errado os dois comerem demais.
  3. Ele achava errado os dois se envolverem com comunistas.
  4. Ele achava errado ambos sempre chegarem tarde em casa.
7) Após a morte do marido, Dona Lola passa por alguns problemas. Cite dois.
8) A narrativa se passa em São Paulo com descrição de bairros e avenidas. A riqueza de detalhes nessa descrição de São Paulo torna-o:
  1. Personagem da narrativa
  2. Celebridade na narrativa
  3. Abrigo dos personagens
  4. Indesejada pelos personagens

9) A comparação é um recurso muito usado na narrativa. O trecho que NÃO contém comparação.
  1. “toda sua vida havia sido plácida como um lago escuro”
  2. “seus gritos repercutiam em seus ouvidos como ecos de coisas mortas”
  3. “– Coma, filhinha, olhe como está gostoso”
  4. “– Onde se viu tomar sopa desse jeito? Não aprende? Parece cachorrinho”

10) O trecho a seguir é um fragmento do final do último capítulo. Leia-o e faça o que se pede:
No meu último aniversário, recebi um pacote de minha irmã Clotilde, vindo de Itapetininga; abri com curiosidade. Havia “uma” caixinha de figos cristalizados, “uma” lata de goiabada em calda e “um” tijolo de pessegada. Apenas.
  1. Ele revela que sentimento de Dona Lola:

    (    ) alívio             (           ) solidão          (           ) alegria

  2. Por que os numerais estão destacados entre aspas?


    PROPOSTA DE REDAÇÃO 
Considere o perfil de Dona Lola – esposa e mãe dedicada, amorosa, faz tudo pela família e pelo esposo – e redija um texto dissertativo-argumentativo, em que fique claro sua opinião sobre esse comportamento de Dona Lola, comparando-o com os ideais das mulheres hoje na sociedade. Seu texto deverá ter 15 linhas no mínimo e 25 no máximo.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Tem as respostas para que possamos confirmar os acertos ? Seria bastante útil ver a quantidade de acertos 3 erros

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. [Parte I - Criminosos Colecionando Demônios]

      [Lucas ART]
      Da escuridão surgem nuvens vermelhas
      Renegados estão na sua aldeia
      Criminosos colecionando demônios
      Se ficar no nosso caminho, não tem quem te ajude
      Os ninjas mais procurados do mundo
      Akatsuki

      [Obito (Player Tauz)]
      Quem está por trás da máscara?
      Esse é meu segredo
      Assim como o de Madara
      O meu olho é vermelho
      (Sharingan)
      Akatsuki não sabe as minhas intenções
      Não passam de peões em minhas manipulações
      Intangível, meu poder em outro nível
      Derrotados no caminho
      Me perguntam: Como é possível?
      A máscara esconde a revolta de um ninja
      Obito! Obito Uchiha (ah)

      [Kisame (Peu028)]
      Há um monstro na água, farejando seu sangue
      Uma Bijuu sem cauda, Hoshigaki Kisame
      Minhas escamas não sabem o que é a trégua
      Avisem que há um tubarão
      Entre os Sete Espadachins da Névoa
      Com a Samehada, cara, tenho muito chakra
      Nunca me derrotarão
      Vai, Gai, pode abrir o Sexto Portão
      E eu prefiro tirar minha vida
      Do que passar mais uma informação
      Foi como Itachi disse: Só na minha morte
      Eu descobri, da minha vida, qual foi a razão

      [Itachi (Lucas ART)]
      Itachi Uchiha, sou como um corvo
      Nukenin procurado por traição
      Matei meu clã, o meu pai e minha mãe
      Tudo isso na frente do meu irmão
      Quanta arrogância
      Sasuke, cê não vai me derrotar
      Cê não passa de uma criança
      Nunca vai ter sua vingança
      Enquanto não tiver meus olhos
      Meu irmão, te falta ódio

      [Lucas ART]
      Da escuridão surgem nuvens vermelhas
      Renegados estão na sua aldeia
      Criminosos colecionando demônios
      Se ficar no nosso caminho, não tem quem te ajude
      Os ninjas mais procurados do mundo
      Akatsuki

      [Todos]
      Criminosos colecionando demônios
      (Akatsuki! Akatsuki!)
      E o mundo inteiro tem medo de quem nós somos
      (Akatsuki! Akatsuki!)
      Procurados, nukenins
      Vamos caçá-los, jinchuurikis
      Criminosos colecionando demônios
      (Akatsuki! Akatsuki!)

      [Kakuzu (TK RAPS)]
      Kakuzu, só me importo comigo mesmo
      Quero que as pessoas morram
      Eu só ligo pro dinheiro
      E não venha me dizer
      Que não passa de arrogância
      Porque até mesmo no inferno
      O dinheiro tem importância
      Uma fúria assassina
      Sangue em todas missões
      Aumentando minha vida
      Roubando seus corações
      Destruiu meu coração
      E achou que eu tinha morrido? (Hahaha)
      Ridículo
      Eu tenho cinco!

      [Zetsu (VMZ)]
      Branco e Preto, eu sou Zetsu
      Dualidade, mas somente uma manipulação
      Desde cedo, em segredo
      Altero a história em busca da ressurreição
      A real motivação pro Plano da Lua
      É pra reviver minha mãe, a Deusa Kaguya
      E quando for se referir a mim, cuidado como fala
      Cê tá falando com o homem
      Que matou Uchiha Madara (hey)

      [Todos]
      (7 Minutoz, Akatsuki)

      Criminosos colecionando demônios
      (Akatsuki! Akatsuki!)
      E o mundo inteiro tem medo de quem nós somos
      (Akatsuki! Akatsuki!)
      Procurados, nukenins
      Vamos caçá-los, jinchuurikis
      Criminosos colecionando demônios
      (Akatsuki! Akatsuki!)

      [Lucas ART]
      Da escuridão surgem nuvens vermelhas
      Renegados estão na sua aldeia
      Criminosos colecionando demônios
      Se ficar no nosso caminho, não tem quem te ajude
      Os ninjas mais procurados do mundo
      Akatsuki

      [Parte II - Só Renegados]

      [Lucas ART]
      Olha sua cara de espanto (hey)
      Quando vê os ninjas de manto (hey)
      Trouxemos nuvens vermelhas (hey)
      Acho que o céu tá sangrando (hey)
      Cuidado, estamos chegando
      Demônios de cauda, buscando
      Pra completar o nosso plano
      Vem, vem

      [Pain (Pablo Matheuz)]
      Meu nome é Pain, no pain, no gain
      Destruí Konoha com Shinra Tensei
      Tô com a minha gang e eu já falei
      A verdadeira dor pro mundo mostrarei
      Fora da lei, me vingarei
      Com Rinnegan, um deus eu me tornei
      Ensinarei a dor pra vocês
      Chorem ao ver eu matar meu sensei
      Aqui só tem Rank-S, então vê se não mexe
      Comparados com a gente, os Kages parecem moleques
      Eu vou explodir sua vila (sua vila)
      Me chamem de terrorista (terrorista)
      Mantenho minha ideologia
      Hoje eu vou salvar suas vidas
      Isso não é uma chacina
      Isso é Punição Divina


      Excluir