MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Verbo, Sujeito e Predicado

Texto 1

Quem vai salvar a vida

(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
(Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009)

Interpretação de texto

1)    Percebe-se que o narrador: 

I)             Participa da narrativa                              II)   Não participa da narrativa

Retire do texto um trecho que confirma sua resposta:

2)    Que relação há entre o título e a narrativa?

3)    Qual a intenção do filho? Ele consegue realizá-la?

4)    A atitude do filho, revela:

a)    Egoísmo.
b)    Agressividade.
c)    Carinho pelo animais.
d)    Cidadania.

Gramática aplicada ao texto

5)    Leia este fragmento: “Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa?”

a)    Reescreva os verbos presentes no trecho:

b)    Indique o sujeito de cada um dos verbos.

c)    Por que os verbos estão no singular?

6)    Marque a opção em que há um verbo de ligação:

a)    “No dia seguinte era sábado”
b)    “Eu então perguntei”
c)    “não se pode deixar sujeira no meio da rua...”
d)    “eu vi que ele tinha um saquinho”

7)    Leia: “Meu pai me olhou torto, torto”. Indique:

a)   o predicado:

b)    a classificação do predicado:

c)    o núcleo do predicado: 

8)    (...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.”
 O pronome destacado refere-se:

a)    ao pai
b)    ao sábado
c)    ao cachorro
d)    ao verbo saindo

Texto 2


9)    Ao ler o primeiro quadrinho do texto 2, o leitor é levado a pensar que, na sequência, o texto:

a)    defenderia as mulheres.
b)    criticaria as mulheres.
c)    reclamaria da qualidade do trabalho das mulheres.
d)    daria mais tarefas para a mulher.

10) No segundo quadrinho do texto 2, a fala do homem revela:

a)    bons tratos à mulher.
b)    carinho com a mulher.
c)    falta de sensibilidade com o cansaço da mulher.
d)    muita preocupação com o cansaço da mulher.

11) A que se refere o pronome “isso”, no segundo quadrinho?

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