MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Preposição - Predicação Verbal - Objeto Direto - Objeto Indireto

1)    Leia o quadrinho a seguir e faça o que se pede:



Vocabulário:
Trivialidade – Caráter do que comum ou banal.



a)    A palavra “A” (acentuada ou não) aparece 4 vezes na tirinha. Determine em que frase(s) ela é artigo e em que frase(s) ela é preposição.

b)    Explique a mudança de sentido contida entre as frases “Chegou a primavera” e “Cheguei à primavera”. 

c)    Analise, no último quadrinho, a reflexão de Mafalda. Essa reflexão refere-se a quê? 

2)    Considere as orações abaixo, analisando-as:

a)    O passageiro chegou ao metrô às duas horas.
b)    O passageiro chegou no metrô que partira há duas horas.

Quanto ao valor semântico estabelecido pelas preposições, ambas apresentam semelhança de sentido? Explique. 

3)    Correlacione, conforme o sentido das preposições destacadas:

A – Causa            B – Posse       C – Companhia          D – Finalidade            E - Assunto
 
a)    (           ) O livro do professor está emprestado aos alunos.
b)    (           ) Fomos com os amigos ao cinema.
c)    (           ) O animal morreu de fome.
d)    (           ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.
e)    (           ) O cenário foi enfeitado para as festas.

Leia o poema Moda, e faça as questões 4 e 5:

Moda
(Ulisses Tavares)

O cabelo da moda,
A roupa, a dança,
A gíria da moda.

A moda passa,
Eu fico.

4)    Quais são os dois verbos presentes nele?

5)    Determine a predicação dos verbos presentes no poema.

6)    Qual das orações apresenta verbo intransitivo?

a)    Os alunos compraram livros de aventura.
b)    A criança dorme bem.
c)    Contaram-me um fato engraçado.
d)    O escritor escreveu uma novela.

7)    Qual das orações apresenta objeto indireto?

a)    As crianças saborearam deliciosos sorvetes.
b)    O malabarista encantou o público.
c)    Eu comi pão com queijo.
d)    Escrevi uma linda carta.

8)    Os verbos das frases abaixo são verbos transitivos diretos e indiretos, logo, possuem dois objetos: um direto e outro indireto. Identifique-os:

a) O pai emprestou o carro ao filho.
objeto direto: 
objeto indireto: 

b) A palavra do médico deu ao doente uma esperança de cura.
objeto direto: 
objeto indireto:

c) Aos vencedores daremos prêmios valiosos.
objeto direto: 
objeto indireto:

d) O garoto escreveu uma carta ao irmão.
objeto direto:
objeto indireto:

9)    Informe a função sintática dos pronomes oblíquos:

a)    Nós lhe telefonamos no fim de semana.     
b)    O professor o respeitava bastante.              
c)    Compete-me dar ordens?                             
d)    Os pedestres nos olhavam com admiração. 

10) Substitua o termo destacado pelo pronome oblíquo correspondente:

a)    Amaram o pai até o último instante.

b)    Carlinhos ganhou um belo presente.

c)    Foi preciso vender as joias.

d)    Entreguei o livro ao balconista.
     

Um comentário: