MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exercícios sobre crônica


Leia a crônica “Minhas férias” (http://professormarcoscortinovis.blogspot.com.br/2013/05/minhas-ferias-de-luis-fernando-verissimo.htmle faça as questões de 1 a 4.

1) Quem são os personagens da crônica?  
2) Que tipo de assunto o cronista escolheu com ponto de partida para seu texto?  
3) Que característica da mãe do cronista fica bem evidente no texto? 
4) No final da crônica, o cronista diz que “no fim tudo deu certo”. Na sua opinião, o que ele quis dizer com esse comentário?

Leia a crônica “Na fila” (http://professormarcoscortinovis.blogspot.com.br/2013/05/na-fila-de-luis-fernando-verissimo.htmle faça as questões de 5 a 7.

5) O cronista faz constate jogo de palavras. Explique-o.

6) O objetivo da crônica lida é: 
a) abordar de maneira irônica assuntos relacionados à história do Brasil.
b) Divertir os leitores e fazê-los refletir sobre o comportamento humano.
c) Informar os leitores sobre a inauguração de um viaduto.
d) Informar os leitores sobre o velório de D. Pedro Primeiro.

7) A linguagem empregada pelos personagens da crônica é formal ou informal? Justifique sua resposta com base na situação do discurso.

Leia a crônica “Artes marciais” (http://professormarcoscortinovis.blogspot.com.br/2013/05/artes-marciais-de-luis-fernando.html) e faça as questões de 8 a 10.

8) Pela leitura da crônica, determine como o cronista descreve o comportamento das mulheres.
9) Em que consiste a arte marcial Borra-dô?
10) O humor da crônica é criado em várias situações. Explique o humor contido entre os nomes Borra-dô e Tsetsuo Tofora?

Leia a crônica “O povo” (http://professormarcoscortinovis.blogspot.com.br/2013/05/o-povo-de-luis-fernando-verissimo.htmle faça as questões de 11 a 14.

11) Qual o assunto abordado na crônica em apreço.  (valor: 1,0)

12) O cronista apresenta uma opinião sobre o povo, portanto, a linguagem empregada é:
a) Pessoal
b) impessoal
c) artística
d) objetiva

13) “O povo deveria ser eliminado”. Faça um breve comentário, expondo sua opinião sobre essa afirmação do cronista.
14) A linguagem empregada pelo cronista tende à informalidade. Reescreva um fragmento que justifique essa afirmação.

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