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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exercícios - interpretação e advérbio


Planeta água
(Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra

Terra! Planeta Água

Vocabulário:
Grotão – abertura entre duas montanhas
Igarapé – canal que só dá passagem a canoas.

Interpretação

1) Quais as utilidades da água citadas no poema de Guilherme Arantes?
2) Extraia do texto três palavras que indicam características das águas. 

3) Leia a estrofe a seguir:
“Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...”

Agora determine os benefícios e os malefícios da chuva.

4) Em sua opinião, qual a intenção do autor com a expressão “Terra, Planeta Água”.

Gramática aplicada ao texto

5) Destaque e classifique as locuções adverbiais presentes no fragmento:

“Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...”
  
6) Reescreva os versos que contêm:
a) um advérbio de intensidade: 
b) um advérbio de tempo: 

7) Marque o item que imprime corretamente o valor semântico expresso pelo verso destacado em:
“Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação

a) afirmação
b) tempo
c) lugar
d) modo

Gramática

8) Classifique os advérbios destacados:
a) E depois me ofereceram um copo d’água. 
b) Senti que eles nunca me entenderiam.  
c) Todos estavam meio tristes.  
d) Às vezes, falamos coisas indevidas! 

9) Reescreva as frases, substituindo as locuções adverbiais destacadas por uma forma adverbial simples: 

a) A máquina trabalhava sem interrupção.
b) Todos começaram a correr de repente.
c) Fiz a prova com calma.
d) Com certeza, ele virá bem cedo.

10) Marque a frase em que o termo destacado é advérbio de modo:
a) O salgadinho estava bastante frio!
b) O viajante trazia bastante novidade.
c) Pedimos apenas meio quilo de presunto.
d) Ele parecia meio bravo.

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