O USO CONSCIENTE DO CELULAR
A população jovem brasileira vem
aumentando e, a cada dia, vem fazendo maior uso do celular e da Internet. O
fácil acesso a esse aparelho e também à rede, no entanto, traz alguns danos aos
seus usuários.
O mau uso do celular, muitas vezes,
compromete os estudos, pois ele acaba se tornando mais atraente que os
conteúdos formais apresentados nas disciplinas escolares. Por isso, é
necessário que os responsáveis estabeleçam horários para o uso do aparelho.
Além
disso, passar muito tempo no mundo virtual traz
malefícios à visão, porque o smartphone apresenta uma luz azul violeta que pode
causar degenerações maculares e catarata.
Para se fazer um bom uso do celular, é preciso
determinar horários. Entretanto, ainda assim, é necessário o acompanhamento
diário e eficaz por parte dos responsáveis. É essencial também que o horário
combinado seja em uma parte do dia em que a luminosidade do sol esteja
presente. Assim, a visão não será prejudicada.
Portanto
o uso do celular, equipamento tão essencial nos dias de hoje, deve ocorrer sob
regras e vigilância, principalmente a quem está em período escolar, para que
não se torne um prejuízo à saúde ao aprendizado.
a)
à
introdução:
b)
ao
desenvolvimento:
c) à conclusão:
2) Releia a introdução:
a) Qual o assunto do texto?
b)
Qual
o ponto de vista defendido no texto?
a) A problemática:
b) A causa do problema:
c)
A
solução para o problema:
d)
Identifique
o operador argumentativo que introduz a causa do problema:
e) Identifique o operador argumentativo que introduz a solução para o problema:
5) Em "Além disso, passar muito tempo no mundo virtual traz malefícios à visão, porque o smartphone apresenta uma luz azul violeta que pode causar degenerações maculares e catarata”, o operador argumentativo em destaque:
a)
Confirma
a ideia anterior e acrescenta uma nova ideia.
b)
Nega
o argumento anterior, mas o repete em seguida.
c)
Nega
o argumento anterior, e apresenta um novo argumento.
d) Confirma a ideia anterior, porém faz um contraste de argumento no parágrafo seguinte.
6) Sobre o quarto parágrafo:
b)
O
conectivo “entretanto” estabelece que sentido ao trecho?
c)
Em “Assim,
a visão não será prejudicada”, o operador argumentativo destacado tem sentido
de:
( ) explicação
( ) conclusão
( ) contrate
( ) condição
7) Analise a conclusão e determine como se fez nela a retomada das ideias apresentadas no texto?
GABARITO
1)
a) 1º parágrafo
b) 2º, 3º e 4º parágrafos
c) 5º parágrafo
2)
a) O uso de aparelhos celulares e internet pelos jovens brasileiros.
b) “O fácil acesso a esse aparelho (celular) e também à rede (internet), no entanto, traz alguns danos aos seus usuários”
3) Danos ao estudo e à visão.
4)
a) O mau uso do celular compromete os estudos.
b) O celular é mais atraente que os conteúdos formais das escolas.
c) Os responsáveis devem estabelecer horários para o uso do aparelho.
d) “Por isso”
5) a)
6)
a) Determinar horários para uso do celular; acompanhamento dos responsáveis; o horário combinado para uso do celular seja durante o dia claro.
b) Quebra de expectativa.
c) ( x ) conclusão
7) As palavras “regra” e “vigilância” retomam a ideia contida no 4º parágrafo. E, em “prejuízo à saúde e ao aprendizado”, há uma retomada da tese apresentada na introdução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário