1) Analisando os enunciados que seguem, explique a diferença de funções demarcadas por meio do vocábulo “que”:
b –
Chegaram os alunos que participaram das competições.
a) No dia em que nasci, chovia muito na cidade.
b) Não me referia ao acidente que aconteceu na estrada.
c) Saia daqui que você está me incomodando.
d) Saiba que eu estudei bastante para a prova.
e) A você, que sempre duvidou de mim, deixo meu desprezo.
a) Preciso saber se todos chegaram.
b) As crianças necessitam de que cuidemos delas.
c) Meu receio é que você não volte!
d) Tive medo que não chegasse em casa antes da chuva.
e) A chuva que caiu na cidade alagou várias ruas.
5) Classifique o “QUE” nos períodos compostos a seguir:
a) Nos 38 dias que ficaram em alto mar, eles só passaram a viajar na escuridão.
b) É importante que você mantenha os pés no chão.
c) Corria um vento que lhe esfriava os pés.
d) Dizem que o vestibular vai ser eliminado.
e) Convenci-me de que preciso estudar mais.
f) Graciliano Ramos, que escreveu “Vidas Secas”, é um excelente escritor.
GABARITO
1) Em “a”, o QUE é uma conjunção integrante, pois introduz uma oração com função de substantivo; em “b”, o QUE é um pronome relativo, pois faz referência a um termo anterior, no caso, “alunos”.
2) d)
3) O “que”, nessa frase em análise, subordina a oração “gostava de experimentar... vida” à oração “Eis que eu era um homem sem critérios”. Isso ocorre porque o “que” faz referência a “um homem sem mistérios”.
4 e)
5)
a) P.R.
b) C.I.
c) P.R.
d) C.I
e) C.I.
f) P.R.
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