A paz se constrói a cada instante
Muitos
homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre.
Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar
a guerra.
A paz
pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando
aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias
diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Na
escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o
diretor para acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para
o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os
aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos:
ele está construindo a paz.
Aparece
um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol
pela televisão. Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que
não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os
líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em
comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida.
Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles
constroem a paz.
Os homens optam por não esquecer o
passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas
famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra
começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para
evitá-la: eles constroem a paz.
Em
diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra
Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram
lutando. Assim, as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é
necessário prestar atenção para que ela não volte.
Nas
escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam
compreender por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto
e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito
para evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
1)
Pela leitura do texto, podemos afirmar que:
b) Diferentes atitudes praticadas no dia a
dia podem semear a paz.
c) A
paz é estabelecida, de forma definitiva, no momento em que é conquistada.
d) As guerras
fazem parte do passado.
e) As
guerras são soluções viáveis a qualquer conflito.
2) A
finalidade do texto é:
b)
debater sobre situações cotidianas.
c)
apresentar o conceito de “guerra”.
d) convencer as pessoas de uma opinião.
e)
promover uma ideia.
3) “E,
juntamente com os alunos, tentam compreender por que as guerras explodem em
todo o mundo.”. Essa frase reescrita, mantendo o mesmo sentido, é:
b) E,
juntamente com os alunos, tentam compreender cujas guerras explodem em todo o
mundo
c) E,
juntamente com os alunos, tentam compreender no qual as guerras explodem em
todo o mundo
d) E,
juntamente com os alunos, tentam compreender porque as guerras explodem em todo
o mundo
e) E,
juntamente com os alunos, tentam compreender as quais as guerras explodem em
todo o mundo
b) os
mais velhos.
c) os
homens.
d) os professores e os alunos.
e) a
Europa.
6) Na
frase “quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes”, o termo em
destaque é conjunção integrante ou pronome relativo? Explique sua resposta.
b) o
QUE é pronome relativo, motivo pelo qual ele se refere a “dialogar.
c) o
QUE é conjunção integrante, pois introduz uma oração com valor de substantivo.
d) o
QUE é conjunção integrante, pois introduz uma oração com valor de adjetivo.
e) o
QUE introduz uma característica relativa ao sujeito do verbo “mostrar”.
GABARITO
1) b)
2) d)
3) a)
4) "as guerras".
5) d)
6) Pronome relativo, pois se refere a um termo anterior a ele: “aqueles”.
7)
a) QUE
b) Porque ele introduz uma oração subordinada a uma outra oração, denominada principal.
(Pois toda a oração iniciada pelo “que” pode ser substituída por ISSO)
8)
9) c)
A paz que pode ser semeada em qualquer lugar...
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