MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 18 de julho de 2020

Preposição


Ler é se aventurar entre as palavras
Estamos envolvidos num mundo repleto de símbolos, imagens, códigos, textos e contextos que despertam a nossa curiosidade e imaginação. As diversidades de linguagens são indicadores fundamentais para nossas crianças, desde o momento ___ que ingressam na escola (na educação infantil) até o aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação – aspectos que são o fio condutor para o desenvolvimento e a evolução do ser humano no seu ingresso à vida adulta. Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores despertarem o prazer pela leitura e pela escrita nos alunos e, com isso, buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.
Regina M. de Oliveira Conrado. “Ler é se aventurar entre as palavras”. Revista Profissão Mestre, abr. 2012.

1) O título contém uma preposição:
 a)      Identifique-a:
 b)      Qual o seu valor semântico?

2) Assinale a alternativa em que a preposição preencheu corretamente a oração:
a)      “ desde o momento com que ingressam na escola
b)      “ desde o momento de que ingressam na escola”
c)      “desde o momento em que ingressam na escola”
d)     “desde o momento para que ingressam na escola”
e)      “desde o momento até que ingressam na escola”

3) No trecho “Atualmente, ouvimos falar muito sobre a necessidade de os professores...”, a preposição “sobre” exprime a ideia de:
a)      assunto
b)      finalidade
c)      instrumento
d)     companhia
e)      oposição

4) Em “o prazer pela leitura”, o termo sublinhado é a contração:
a)      da preposição “per” com o artigo definido “a”.
b)      da preposição “per” com o pronome pessoal “ela”.
c)      da preposição “per” com o pronome demonstrativo “a”.
d)     da preposição “per” com o pronome indefinido “ela”.
e)      da preposição “per” com o artigo indefinido “a”.

 5)  Na passagem “buscamos diversas maneiras de incentivar as crianças e jovens a perceberem a riqueza dessa habilidade.”,  o vocábulo “a” aparece três vezes. Em que fragmento ele é uma preposição?




GABARITO

1) 
 a)  “entre”
 b)    Lugar.

2) c)

3) a)

4) a).

5) Ele é preposição em “a perceberem”. Nesse caso, o “a” tem com termo regente o verbo “incentivar”; e o termo regido, a forma verbal perceberem - Quem inentiva, incentiva alguém (= as crianças e jovens) “a” algo (= “a” perceberem).


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