MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

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Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Sujeito


1) Exercitando seus conhecimentos acerca dos casos referentes à oração sem sujeito ou sujeito inexistente, sobretudo dizendo respeito ao verbo haver, leia, reflita e registre suas considerações acerca dos enunciados em questão, apontando as diferenças que a eles podem ser atribuídas:

I - alunos se preparando para a Olimpíada de Matemática e Física.

II - Existem alunos se preparando para a Olimpíada de Matemática e Física.

2) (SRF) Assinale a opção em que a conjugação do verbo haver desrespeita a norma culta:

a) Naquela situação de tensão, os garotos se houveram com muita discrição e elegância.
b) Todos eles já haviam vivido situações de tensão semelhantes anteriormente.
c) Eles sabiam que deviam haver punições para os que violassem as regras.
d) Mesmo assim, os adultos houveram por bem recomendar cautela a todos.
e) Dessa maneira, não haveria arrependimentos nem lamentos mais tarde.

3) Leia os versos de Vinícius de Moraes e faça o que se pede:

“A vida é a arte do encontro.
embora haja tantos
desencontros pela vida.”
(Vinícius de Moraes)

Caso fôssemos substituir o verbo haver pelo existir, a concordância permaneceria a mesma? Comente.

4) (Franciscanas) A relação de verbos que completam, conveniente e respectivamente, as lacunas dos períodos abaixo é:

1- Hoje ------------ 24 de janeiro.
2- Trinta quilômetros ------------muito.
3 – Já -------------uma e vinte.
4 - ------------ ser duas horas.

a) são – são – eram - devem
b) é – são – era – deve
c) é - é – era – devem
d)são – é – era – deve
e)são – é – eram – deve.

5) Assinale a única alternativa que possui uma oração sem sujeito:

a) Gosto de chuva.
b) Anunciaram o lançamento do novo computador.
c) Faz muito frio em Londres.
d) Não se falava sobre outro assunto.
e) Consertam-se equipamentos eletrônicos em geral.

6) Assinale a opção que caracteriza uma oração sem sujeito:

a) A oração sem sujeito é aquela em que o sujeito possui mais de um núcleo, ou seja, mais de um substantivo, pronome, numeral ou oração.
b) A oração sem sujeito é aquela que apresenta um verbo impessoal. Nesse caso, o sujeito é denominado inexistente.
c) Oração sem sujeito é aquela em que o sujeito, embora não explicitado na oração, pode ser identificado pela flexão de número-pessoa do verbo ou pela presença de outra oração no mesmo período ou de um período antecedente.
d) Oração sem sujeito é aquela que possui um sujeito com apenas um núcleo.
e) Oração sem sujeito é aquela em que o sujeito não vem expresso, mas é facilmente identificado pela desinência verbal.

7) Sabe-se que verbos que exprimem fenômeno da natureza são impessoais, portanto formam orações sem sujeito. Marque as frases em que isso ocorre:

a) (       ) Nevou na serra gaúcha.
b) (      ) De súbito, alguns palpites ventaram em sua mente.
c) (       ) As cortinas anoiteceram meu quarto.
d) (      ) Ontem choveu o dia todo.
e) (       ) Venta muito em Itajubá, cidade do Sul de Minas.
f) (       ) No fim do jogo as torcidas trovejaram vaias.
g) (      ) Geará forte na próxima semana.
h) (      ) Choveram pedras sobre os policiais cercados pelos manifestantes.
i) (       ) Trovejou de manhã cedo, mas não choveu.
j) (       ) Amanhecia quando chegaram ao lago.



GABARITO
1) Na frase I, o verbo "haver" é impessoal, por isso deve se manter na 3ª pessoa do singular. Na frase II, o verbo "existir" concorda em número (fazendo0 plural) com o sujeito simples "alunos".
2) c
3) Não, pois o verbo "existir" não é impessoal, devendo, portanto, concordar com o sujeito "tantos desencontros pela vida"- "Embora existam tantos...".
4) d
5) c
6) b
7) a - d - e - g - i - j




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