MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

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CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Figuras de Linguagem


A partir da leitura do texto 1, faça as questões de 1 e 2.

Texto 1




1)      Tirinhas são textos de humor, que utilizam recursos verbais e não verbais, com o objetivo de entreter o leitor e causar graça. No texto em análise, percebe-se que a construção do humor decorre:

a)      da imagem central, pois mostra o divertimento do personagem que pede pretende se casar.
b)      da expressão facial do noivo no último quadro, mostrando sua felicidade em estar prestes a ter seu pedido de casamento concedido.
c)      da fala do último quadro, pois o personagem, apesar de não mentir sobre seu ofício, não revela exatamente o que faz profissionalmente.
d)     da expressão séria do pai da noiva, que causa insegurança no personagem e o faz mentir.
e)      da expectativa de aprovação criada pelo noivo enquanto espera a resposta do pai da noiva. 

2)      Figuras de linguagem são recursos linguísticos usados na fala e na escrita a fim de tornar uma mensagem mais expressiva. Nesse sentido, é correto afirmar que:

a)      a metáfora foi empregada para reforçar a ideia entre a “mão da noiva” e o pedido de casamento.
b)      há hipérbole, caracterizada pelo exagero em o pai querer saber a atividade profissional do noivo.
c)      foi usado o recurso da metonímia, expresso na fala do pai ao empregar a “mão da filha” no ugar de casamento.
d)     fica evidente a antítese existente através do uso da palavra “antes” e a ideia de “depois” implícita no final da fala do pai.
e)      há assonância presente na repetição dos som vocálico “e” no início da fala do pai.

3)      (ENEM – 2014)

Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para

a)      informar crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
b)      denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
c)      dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
d)     destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
e)      chamar a atenção para o fato de o abuso infantil durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.

4)      (ENEM – 2012 – adaptada)
Aquele bêbado

— Juro nunca mais beber — e fez o sinal da cruz com os indicadores. Acrescentou: — Álcool.

O mais ele achou que podia beber. Bebia paisagens, músicas de Tom Jobim, versos de Mário Quintana. Tomou um pileque de Segall. Nos fins de semana, embebedavas-se de Índia Reclinada, de Celso Antônio.

— Curou-se 100% do vício — comentavam os amigos. Só ele sabia que andava mais bêbado que um gambá. Morreu de etilismo abstrato, no meio de uma carraspana de pôr do sol no Leblon, e seu féretro ostentava inúmeras coroas de ex-alcoólatras anônimos.
(ANDRADE, C. D. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1991)

A causa mortis do personagem, expressa no último parágrafo, adquire um efeito irônico no texto porque, ao longo da narrativa, ocorre uma:

a)      metaforização do sentido literal do verbo “beber”.
b)      hipérbole pelo exagero da estética abstracionista.
c)      gradação da coloquialidade da linguagem.
d)     exploração hiperbólica da expressão “inúmeras coroas”.
e)      sinestesia em relação aos nomes de diferentes artistas.

5)
Certas Coisas
(Lulu Santos)

Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração
Silenciosamente eu te falo com paixão

            Ao expressar seus sentimentos, o eu lírico se expressa através de maneira figurativa, especificamente, usando:

a)      antítese e paradoxo
b)      metáfora e metonímia
c)      antítese e metáfora
d)     assonância e aliteração
e)      paradoxo e metonímia







GABARITO

1 – c
2 – c
3 – c
4 – a
5 - a

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