MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Texto
Falando sobre respeito
(Ana Carla Novaes, Nov 02, 2011)

Respeito quer dizer muitas coisas. Por exemplo: eu admiro suas boas qualidades e, um dia, quero ser igual a você. Em geral, temos esse sentimento por nossos pais e professores.
Respeito também quer dizer atenção e cuidado. A maneira como nossos pais e professores cuidam de nós demonstra que eles nos respeitam. Eles nos estimulam a fazer o melhor que podemos.
Também respeitamos pessoas que não conhecemos, sobre quais lemos algo, ou vemos notícias na televisão. Admiramos essas pessoas pelas coisas importantes que fazem.
Respeito significa outras coisas também... Ouvir pessoas com opiniões diferentes das nossas, mesmo quando a gente não concorda com elas. Considerar os sentimentos dos outros para não magoá-los é uma maneira de respeitá-los. Coisas que dizemos de brincadeira podem ferir sentimentos.
Às vezes respeitar é não atrapalhar. Não invadir a privacidade das pessoas, por exemplo. Porque elas podem querer ficar sozinhas e quietas para pensar, para ler ou simplesmente relaxar...
Respeito também significa seguir algumas regras que nos ajudam a conviver uns com os outros.

Interpretação

1)      Qual o assunto geral do texto?

a)   A importância de admirarmos e respeitarmos as pessoas que fazem coisas importantes.
b)   A necessidade de seguirmos regras para viver bem em sociedade, respeitando uns aos outros.
c)   As várias formas de respeito e a importância desse sentimento para a convivência em sociedade.
d)   A importância de respeitarmos pais e professores.

2)      O texto fala de várias formas de respeito. Cite duas.

3)      Segundo o texto, “Às vezes respeitar é não atrapalhar”. Diga uma situação no seu dia a dia escolar que tem a ver com essa afirmação.

4)      “Coisas que dizemos de brincadeira podem ferir sentimentos.”
Dê exemplo que algo que poderíamos dizer e que poderia ferir o sentimento dos outro.

Gramática aplicada ao texto

5)      Extraia do fragmento abaixo dois verbos irregulares.

“Respeito quer dizer muitas coisas. Por exemplo: eu admiro suas boas qualidades e, um dia, quero ser igual a você. Em geral, temos esse sentimento por nossos pais e professores.”

6)      “Respeito também quer dizer atenção e cuidado. A maneira como nossos pais e professores cuidam de nós demonstra que eles nos respeitam. Eles nos estimulam a fazer o melhor que podemos.”

De cada uma das formas verbais sublinhadas, indique o RADICAL, a VOGAL TEMÁTICA, o TEMA e a DESINÊNCIA.

7)      Analise o título do texto e faça o que se pede.

a)      Identifique a única forma verbal presente nele.

b)      Em que forma nominal o verbo está escrito?

c)      Indique a desinência dessa forma verbal.


d)      Essa forma nominal expressa um fato DURATIVO (que está acontecendo) ou ACABADO (QUE JÁ SE ENCERROU)? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário