MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 11 de agosto de 2012

Exercícios - Coesão e coerência


1)     O humor da tira abaixo é construído a partir de uma incoerência. Que incoerência é essa?

2)     Dê coerência às frases abaixo:

a)     Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.
b)    Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.
c)     Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.

3)     A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das frases a seguir:

a)     Maria deixou a sala completamente suja.
b)    O advogado viu o réu saindo do tribunal.
c)     O avô conversou muito com neto em seu quarto.

4)     A ambiguidade pode ser um recurso da linguagem, sendo assim, não constituirá erro. Explique o efeito que a ambiguidade causou no texto abaixo:


5)     Reescreva as orações usando elementos de coesão para elaborar um texto com elas:

a)      Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.
b)      Eles não compram por impulso. Não têm paciência para a burocracia do crediário.
c)      O público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor.
d)     As propagandas normalmente são direcionadas às mulheres.
e)      As mulheres têm papel importante na decisão de compra de um homem.
f)       Eles dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

6)     Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual conta a seguinte passagem:
“Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensados com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos.”
(Correio Popular, Campinas, 20 out. 2000.)

a)      O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira que seja eliminado o equívoco.

b)      A expressão “por outro lado”, no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?


7)     Construa uma nova versão do texto abaixo, utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar adequados.

“Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”



GABARITO
1) Tampar a boca com uma rolha não constitui cura.

2)
a. Eu estava com muito sono, POR ISSO deitei cedo.
b. Fazia muito frio, MAS fomos à praia mesmo assim.
c. Faça a prova com atenção, OU você não tirará boa nota.

3)
a. Maria deixou a sala que estava completamente suja.
Maria, que estava muito suja, deixou a sala.

b. O advogado, que estava saindo do tribunal, viu o réu.
O advogado viu o réu que saia do tribunal.

c. O avô, em seu quarto, conversou muito com o neto.
O avô, no quarto do neto, conversou muito com ele.

4) A ambiguidade causou efeito de humor ao texto, pois a expressão “bom pra burro”, assume dois sentidos: o de intensificar o adjetivo BOM ou o de indicar falta de conhecimento.

5) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine, PORQUE não compram por impulso E não têm paciência para a burocracia do crediário. JÁ o público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor, CUJAS propagandas normalmente são direcionadas às mulheres, QUE têm papel importante na decisão de compra de um homem, OS QUAIS dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

6)

a) Ele não iria melhorar como atleta e não seria convocado para a seleção brasileira.
“Por outro lado, costumava ficar horas CORRIGINDO seus defeitos após os treinos” OU “Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando SUAS HABILIDADES após os treinos.”

b) “Por outro lado” é um marcador discursivo de cunho contrastivo. No texto em apreço, a frase iniciada por esse marcador, não contrasta com a ideia de “disciplinado” da frase anterior.

7) “Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que ELA andava trabalhando em Parintins. A MOÇA levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. SEU OBJETIVO em Parintins ERA convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”
 

27 comentários:

  1. Respostas
    1. PESTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      Excluir
  2. Respostas
    1. Paz e Bem!
      Sou grato pelo seu comentário, mas, infelizmente, não o respondi. Fiquei muito tempo sem acessar este blog.
      Pretendo reativá-lo e responder, consequentemente, às solicitações de quem o acessa.
      Fica com Deus.

      Excluir
  3. Gostei muito.Você pode me mandar o gabarito?

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é bem criativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Tou com muita duvida nas frases mim der um exemplo de reposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Sou grato pelo seu comentário, mas, infelizmente, não o respondi. Fiquei muito tempo sem acessar este blog.
      Pretendo reativá-lo e responder, consequentemente, às solicitações de quem o acessa.
      Fica com Deus.

      Excluir
  6. tb quero...rsrs Envia pra mim elainebpassos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Sou grato pelo seu comentário, mas, infelizmente, não o respondi. Fiquei muito tempo sem acessar este blog.
      Pretendo reativá-lo e responder, consequentemente, às solicitações de quem o acessa.
      Fica com Deus.

      Excluir
  7. Parabéns, professor, pelos exercícios. Vou utilizar com os alunos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. teria como vc me enviar o gabarito tecmec2014a2015@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem!
      Sou grato pelo seu comentário, mas, infelizmente, não o respondi. Fiquei muito tempo sem acessar este blog.
      Pretendo reativá-lo e responder, consequentemente, às solicitações de quem o acessa.
      Fica com Deus.

      Excluir
  9. Boa noite, professor! Gostaria muito de trabalhar essas atividades com minhas turmas. Tem como me enviar o gabarito? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, professor! Gostaria muito de trabalhar essas atividades com minhas turmas. Tem como me enviar o gabarito? Desde já agradeço. email: paulacsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Alguém que tenha o gabarito por favor me envia...

    ResponderExcluir
  12. ALGUÉM TEM O GABARITO ME ENVIE professora.mary2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. ALGUÉM TEM O GABARITO ME ENVIE professora.mary2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Eu precisava do gabarito para estudo fazendo favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Tampar a boca com uma rolha não constitui cura.

      2)
      a. Eu estava com muito sono, POR ISSO deitei cedo.
      b. Fazia muito frio, MAS fomos à praia mesmo assim.
      c. Faça a prova com atenção, OU você não tirará boa nota.

      3)
      a. Maria deixou a sala que estava completamente suja.
      Maria, que estava muito suja, deixou a sala.

      b. O advogado, que estava saindo do tribunal, viu o réu.
      O advogado viu o réu que saia do tribunal.

      c. O avô, em seu quarto, conversou muito com o neto.
      O avô, no quarto do neto, conversou muito com ele.

      4) A ambiguidade causou efeito de humor ao texto, pois a expressão “bom pra burro”, assume dois sentidos: o de intensificar o adjetivo BOM ou o de indicar falta de conhecimento.

      5) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine, PORQUE não compram por impulso E não têm paciência para a burocracia do crediário. JÁ o público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor, CUJAS propagandas normalmente são direcionadas às mulheres, QUE têm papel importante na decisão de compra de um homem, OS QUAIS dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

      6)

      a) Ele não iria melhorar como atleta e não seria convocado para a seleção brasileira.
      “Por outro lado, costumava ficar horas CORRIGINDO seus defeitos após os treinos” OU “Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando SUAS HABILIDADES após os treinos.”

      b) “Por outro lado” é um marcador discursivo de cunho contrastivo. No texto em apreço, a frase iniciada por esse marcador, não contrasta com a ideia de “disciplinado” da frase anterior.

      7) “Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que ELA andava trabalhando em Parintins. A MOÇA levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. SEU OBJETIVO em Parintins ERA convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da várzea.”

      Excluir