Texto para as questões 1 e 2
Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura – que são gratuitos – cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.
Disponível
em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado)
Enem 2012
b) defender a participação da mulher na sociedade atual.
c) comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.
d) criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.
e) distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.
2) Sabe-se que as relações semânticas entre as orações são estabelecidas, dentre outros recursos, pelo uso das conjunções coordenativas. Nesse sentido, o trecho “A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura – que são gratuitos – cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano” contém uma conjunção:
a) que introduz uma explicação em relação ao fato expresso
b) que apenas acrescenta uma nova informação em relação às orações.
c) que inicia uma conclusão, uma vez que trata-se do último parágrafo do texto.
d) que estabelece quebra de expectativa entre duas orações.
e) Indicando a causa da ação expressa pela primeira oração.
Texto para as questões 3 e 4
O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.
HUIZINGA,
J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004
Enem 2013
3) Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a):
a) fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.
b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.
c) refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.
d) caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.
e) uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.
4) O trecho “segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias” reescrito de maneira que se mantenha o mesmo sentido é:
a) segundo regras livremente consentidas, porém absolutamente obrigatórias
b) segundo regras livremente consentidas, portanto absolutamente obrigatórias
c) segundo regras livremente consentidas, e absolutamente obrigatórias
d) ou segundo regras livremente consentidas, ou absolutamente obrigatórias
e) segundo regras livremente consentidas, logo absolutamente obrigatórias
5) Leia o segmento a seguir:
a) finalidade, oposição, comparação.
b) oposição, finalidade, conformidade.
c) conformidade, finalidade, oposição.
d) finalidade, comparação, conformidade.
e) comparação, finalidade, oposição.
6) No período: "Paulo gritou tanto, que ficou rouco", a conjunção "que" estabelece, entre a oração principal e a oração adverbial, uma relação de:
a) comparação
b) causa
c) consequência
d) concessão
e) conformidade
GABARITO
1) a
2) b
3) d
4) a
5) d
6) c
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