Texto 1
Como os cardumes funcionam?
Cada peixe mantém uma “zona de repulsão” com seus vizinhos, ou seja, se eles chegam perto demais um do outro, um dos peixes automaticamente se afasta, para evitar colisões.
Geralmente, não há um líder no cardume. Os peixes se unem em um fenômeno auto-organizado. O segredo da coesão é que eles não precisam agir todos em conjunto. Em vez disso, cada indivíduo precisa se coordenar apenas com os peixes mais próximos.
Funciona assim: um peixe gira, depois é a vez dos vizinhos, depois os vizinhos dos vizinhos, etc. Mas tudo isso acontece muito rápido, em um piscar de olhos. É assim que o cardume se movimenta, são milhares de movimentos individuais que compõem um movimento maior.
Verônica Soares. Fragmento de: “Por que e como os peixes nadam em
cardumes?”.
Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.
1) No trecho “chegam perto demais um do outro”, os advérbios presentes nele imprimem circunstância de lugar e intensidade. Das assertivas a seguir, a verdadeira é:
a) O advérbio “perto” modifica a ação de chegar, indicando-lhe intensidade
b) O advérbio “demais” liga-se ao advérbio “perto”, atribuindo-lhe circunstância de intensidade.
c) O advérbio “perto” liga-se ao advérbio “demais”, atribuindo-lhe circunstância de lugar.
d) O advérbio “perto” pode ser classificado como pronome indefinido, pois não determina com exatidão a distância.
e) O verbo “chegam” sofre dupla modificação: uma pelo advérbio “perto”; outra pelo advérbio “demais”.
a) “se eles chegam perto demais um do outro”
b) “Os peixes se unem em um fenômeno auto-organizado”
c) “cada indivíduo precisa se coordenar apenas com os peixes mais próximos”
d) “É assim que o cardume se movimenta”
e) “um dos peixes automaticamente se afasta”
a) Portanto
b) Pois
c) Ou
d) E
e) Porém
Texto 1
“A pequena livraria dos sonhos”
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
4) Os advérbio também podem auxiliar na progressão e continuidade textuais, sendo usados para se referirem a um outro termo no texto. Nesse sentido, considere a frase “Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance”, e indique a quem o advérbio destacado se refere:
a) “em um vilarejo”
b) “nas Terras Altas”
c) “o seu lar”
d) “em uma livraria”
e) “pela Escócia”
a) Quebra de expectativa e tempo
b) Quebra de expectativa e condição
c) Condição e tempo
d) Tempo e quebra de expectativa
e) Condição e quebra de expectativa
6) No fragmento “uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia”, a oração em destaque tem valor semântico de finalidade, portanto reescrevendo-a, de modo a se manter esse mesmo sentido, obtém-se a frase:
a) uma van que ela pudesse transformar em uma livraria volante, e dirigir pela Escócia
b) uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, pois dirigiria pela Escócia
c) uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, a fim de dirigir pela Escócia
d) uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, mas não dirigiria pela Escócia
e) uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, caso a dirigisse pela Escócia
GABARITO
1) b
2) a
3) e
4) a
5) a
6) c
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