Texto
A
paz se constrói a cada instante
Muitos homens sabem que a paz não se
estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo
o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser
semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a
história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes,
quando reagimos diante das injustiças.
Na escola, os
maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para
acabar com essa chantagem: esse aluno, não fechando os olhos para o que
acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os
aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos:
ele está construindo a paz.
Aparece um
artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela
televisão. Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não
estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de
todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o
que é semelhante em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é
possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
Os homens optam por não esquecer o
passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia, em suas
famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra
começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para
evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas
cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial,
os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim,
as pessoas não se esquecem que a guerra existe e que é necessário prestar
atenção para que ela não volte.
Nas escolas, os
professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender
por que as guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se
perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para
evitá-las? Agindo assim, eles constroem a paz.
(Brigitte
Labbé e Michel Puech. A guerra e a paz. São Paulo: Scipione, 2002.)
1) Pela leitura
do texto, podemos afirmar que:
a) a paz
acontece naturalmente.
b) diferentes
atitudes praticadas no dia a dia podem semear a paz.
c) a paz é
estabelecida, de forma definitiva, no momento em que é conquistada.
d) as guerras
fazem parte do passado.
e) as guerras
sempre trazem paz.
2) A finalidade
do texto é:
a) informar
sobre fatos históricos.
b) debater sobre
situações cotidianas.
c) apresentar o
conceito de “guerra”.
d)
convencer as pessoas de uma opinião.
e) divertir o
leitor.
3) Leia: “Raciocinam
em conjunto e se perguntam: será que elas podem voltar a acontecer? O
que pode ser feito para evitá-las?”.
As palavras
destacadas nesse fragmento referem-se a que?
4) Leia os dois
trechos a seguir:
I – “A paz pode ser semeada em qualquer lugar”
II – “esse aluno, (...), está construindo a paz!
A palavra “paz” aparece nas duas frases, porém suas
funções nelas são distintas. Explique essa afirmação.
5) Nas frases “Em
diversas cidades da Europa, por
exemplo” e “Nas escolas, os professores
ensinam História”, os substantivos em destaque, apesar de serem distintos,
foram usados com a mesma intenção, que é:
a) identificar
lugares históricos presentes em cada uma das frases
b)
indicar o lugar onde ocorrem as ações verbais em cada frase
c) fazer o
leitor refletir sobre a guerra
d) identificar
os locais onde ocorrem as guerras
e) indicar as
ações praticadas em cada frase
6) Identifique a
frase em que a palavra destacada é “substantivada”:
a) “os
mais velhos contam aos jovens como
aquela guerra começou”
b)
“Muitos homens sabem que a paz não
se estabeleceu de uma vez por todas”
c)
“Assim, as pessoas não se esquecem
que a guerra existe”
d)
“Um dos alunos vai falar com o diretor”
e)
“eles constroem a paz”
7)
O substantivo destacado que dá nome a uma ação é:
a)
“A paz pode ser semeada em qualquer
lugar”
b)
“não fechando os olhos para o que acontece”
c) “Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela
televisão”
d)
“Os líderes de todas as religiões do
mundo se reúnem para falar do que têm em comum”
e)
“Certo dia, em suas famílias ou comunidade”
GABARITO
1) b
2) d
3) Refere-se à “guerra”.
4) Na frase I, o substantivo “paz” é o termo que rege (conjuga) a locução verbal “pode ser”; em II, o substantivo “paz” é alvo da ação verbal “está construindo”.
5) b
6) a
7) c
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