1) Em relação ao
Romantismo, pode-se afirmar que:
I –O poeta
romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real,
expresso num sentimentalismo acentuado.
II –Casimiro de
Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães pertencem à
segunda geração romântica.
III –O ilogismo
leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em
atitudes contraditórias: entusiasmo e depressão, alegria e tristeza.
Estão corretas as
afirmativas:
a) Apenas I e III.
b) I, II e III.
c) Apenas II.
d) Apenas I e II.
e) Apenas III.
2) Evidenciam-se a
seguir alguns fragmentos extraídos do poema de Álvares de Azevedo intitulado
“Lembrança de Morrer”. Assim, após uma leitura atenta, procure nele evidenciar
algumas características da época romântica, sobretudo aquelas pertencentes à
segunda geração, e expressá-las exemplificando por meio dos próprios versos:
Quando em meu peito
rebentar-se a fibra,
Que o espírito enlaça à
dor vivente,
Não derramem por mim
nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na
matéria impura
A flor do vale que
adormece ao vento:
Não quero que uma nota
de alegria
Se cale por meu triste
passamento.
Eu deixo a vida como
deixa o tédio
Do deserto o poento
caminheiro...
Como as horas de um
longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre
de um sineiro...
Como o desterro de
minh’alma errante,
Onde fogo insensato a
consumia,
Só levo uma saudade — é
desses tempos
Que amorosa ilusão
embelecia.
Só levo uma saudade — e
dessas sombras
Que eu sentia velar nas
noites minhas...
E de ti, ó minha mãe!
pobre coitada
Que por minhas
tristezas te definhas!
3)
“Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro.”
Os versos acima exemplificam:
a) a utilização de metáforas
grandiosas para expressar a indignação com as injustiças sociais que
caracteriza a obra de Castro Alves.
b) a temática a procura da morte como solução
para os problemas da existência em que se encontra em Álvares de Azevedo.
c) tratamento ao mesmo tempo irônico e
lírico a que Carlos Drummond de Andrade submete o cotidiano.
d) a presença da natureza como cenário
para o encontro do pastor com sua amada, como ocorre em Tomás Antônio Gonzaga.
e) a exploração de ecos, assonâncias,
aliterações em busca de uma sonoridade válida por si mesma, como se vê na obra
de Cruz e Sousa.
4)
Sombras do vale, noites da montanha
Que minh’alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!
Mas quando preludia ave d’aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos…
Deixai a lua prantear-me a lousa!
O que dominantemente aflora nos versos
acima e caracteriza o poeta Álvares de Azevedo como ultrarromântico é:
a) a devoção pela noite e por
ambientes lúgubres e sombrios.
b) o sentimento de autodestruição e a
valorização da natureza tropical.
c) o acentuado pessimismo e a
valorização da religiosidade mística.
d) o sentimento byroniano de tom
elegíaco e humorístico-satânico.
e) o sonho adolescente e a
supervalorização da vida.
GABARITO
1) b
2)
Em “Quando em meu peito rebentar-se a fibra, / Que o espírito
enlaça à dor vivente...”, temos que a “dor vivente” expressa o culto ao
pessimismo, à visão sombria acerca das coisas mundanas.
Em “Eu deixo a vida como deixa o tédio / Do deserto o poento
caminheiro...”, “Como as horas de um longo pesadelo / Que se desfaz ao dobre de
um sineiro...”, as palavras “tédio”, “pesadelo”, “deixo a vida” revelam o
desejo de morte, o sentimento de frustração.
3) b
4) a
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