1)
(Unifesp – 2003)
Canção do exílio
(Gonçalves Dias)
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá;
As
aves, que aqui gorjeiam,
Não
gorjeiam como lá.
Nosso
céu tem mais estrelas,
Nossas
várzeas têm mais flores,
Nossos
bosques têm mais vida,
Nossa
vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais
prazer eu encontro lá;
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Minha
terra tem primores,
Que
tais não encontro eu cá;
Em
cismar sozinho, à noite
Mais
prazer eu encontro lá;
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Não
permita Deus que eu morra,
Sem
que eu volte para lá;
Sem
que disfrute os primores
Que
não encontro por cá;
Sem
qu'inda aviste as palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua
“Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a)
apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras
de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso
de aliterações.
b)
exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo
sentimental, emotivo.
c)
utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é
hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d)
poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema
bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas
pronominais de primeira pessoa.
e)
refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva,
cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão
da realidade.
2)
São características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:
a)
Exaltação da natureza e da liberdade.
b)
Indianismo.
c)
Nacionalismo ufanista.
d)
Brasileirismo (linguagem).
e)
Egocentrismo e individualismo.
3)
Observe o seguinte trecho do livro Iracema, de José de Alencar:
Além, muito além daquela serra, que
ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel,
que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu
talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu
sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a
morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas
a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
[...] Rumor suspeito quebra a doce
harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista
perturba-se.
[...] Foi rápido, como o olhar, o
gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham
na face do desconhecido.
[...] O sentimento que ele pôs nos
olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a
uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
Marque
verdadeiro ou falso:
a)
( ) Iracema é retratada na obra como uma selvagem, inferior ao elemento branco
com quem se encontra pela primeira vez, mostrando a valorização do elemento
estrangeiro nas produções literárias dessa geração do Romantismo.
b)
( ) A idealização do herói nacional pode
ser comprovada no exagero da descrição de Iracema feita por José de Alencar,
todos os seus atributos eram maiores e melhores do que a natureza com que foi
comparada.
c)
( ) Há uma clara separação do elemento
indígena e a natureza, colocando esta última apenas como pano de fundo da
narração.
d)
( ) A valorização da natureza faz dela participante efetivo do romance.
4)
(Fuvest) "O indianismo dos românticos [...] denota tendência para
particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a
literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como
próprias de uma tradição brasileira." (Antonio Candido, Formação da
Literatura Brasileira) Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o
indianismo, na literatura romântica brasileira:
a)
procurou ser uma cópia dos modelos europeus.
b)
adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.
c)
ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d)
deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.
e)
procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.
5)
Qual o fator histórico relacionado à disseminação do Romantismo no Brasil?
a)
A partir da obra de alvares de Azevedo.
b)
A partir da fundação das primeiras faculdades.
c)
Depois da chegada de Camões ao Brasil.
d)
A partir da chegada da família real ao Brasil.
e)
Depois da chegada de um membro da família real.
6)
Na primeira geração do Romantismo, chamada de nacionalista ou indianista, há a
exaltação de quais aspectos?
a)
Do negativismo, do ódio e do amor pela pátria.
b)
Da natureza, do índio, do sentimentalismo e da religiosidade.
c)
Da exaltação da morte, do índio e da natureza.
d)
Da religiosidade que proíbe quase tudo.
e)
Da nobreza, dos campos e das mulheres.
7)
Quais são os principais autores da primeira geração do Romantismo?
a)
Magalhães de Gonçalves, Gonçalves Dias e Araujo Porto.
b)
Araujo Porto Alegre, Alvares de Abreu e Gonçalves Freire.
c)
Araujo Porto Alegre, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
d)
Carlos Drummond de Andrade, Gonçalves Dias e Gonçalves Magalhães.
e)
Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães e Araujo Porto Alegre
8)
“Ó guerreiros da Tribo Tupi Ó guerreiros, meus cantos ouvi.” A geração da
poesia romântica aí representada é:
a)
pré-romântica.
b)
social.
c)
indianista.
d)
mal do século.
e)
ultra-romântica.
GABARITO
1) b
2) e
3) F - V - F - V
4) e
5) d
6) b
7) e
8) c
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