A partir da
leitura do texto 1, faça as questões de 1 e 2.
Texto
1
1) Tirinhas
são textos de humor, que utilizam recursos verbais e não verbais, com o
objetivo de entreter o leitor e causar graça. No texto em análise, percebe-se
que a construção do humor decorre:
a) da
imagem central, pois mostra o divertimento do personagem que pede pretende se
casar.
b) da
expressão facial do noivo no último quadro, mostrando sua felicidade em estar
prestes a ter seu pedido de casamento concedido.
c) da
fala do último quadro, pois o personagem, apesar de não mentir sobre seu
ofício, não revela exatamente o que faz profissionalmente.
d) da
expressão séria do pai da noiva, que causa insegurança no personagem e o faz
mentir.
e) da
expectativa de aprovação criada pelo noivo enquanto espera a resposta do pai da
noiva.
2) Figuras
de linguagem são recursos linguísticos usados na fala e na escrita a fim de
tornar uma mensagem mais expressiva. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) a
metáfora foi empregada para reforçar a ideia entre a “mão da noiva” e o pedido
de casamento.
b) há
hipérbole, caracterizada pelo exagero em o pai querer saber a atividade
profissional do noivo.
c) foi
usado o recurso da metonímia, expresso na fala do pai ao empregar a “mão da
filha” no ugar de casamento.
d) fica
evidente a antítese existente através do uso da palavra “antes” e a ideia de
“depois” implícita no final da fala do pai.
e) há
assonância presente na repetição dos som vocálico “e” no início da fala do pai.
3) (ENEM
– 2014)
Os meios de comunicação podem
contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência
sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para
a) informar
crianças vítimas de violência sexual sobre os perigos dessa prática,
contribuindo para erradicá-la.
b) denunciar
ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar
criminosos na cadeia.
c) dar a
devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a
importância da denúncia.
d) destacar
que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado
dos responsáveis nesse período.
e) chamar
a atenção para o fato de o abuso infantil durante o sono, sendo confundido por
algumas crianças com um pesadelo.
4) (ENEM
– 2012 – adaptada)
Aquele
bêbado
— Juro nunca mais beber — e fez o sinal da cruz com os indicadores.
Acrescentou: — Álcool.
O mais ele achou que podia beber. Bebia paisagens, músicas de Tom
Jobim, versos de Mário Quintana. Tomou um pileque de Segall. Nos fins de
semana, embebedavas-se de Índia Reclinada, de Celso Antônio.
— Curou-se 100% do vício — comentavam os amigos. Só ele sabia que
andava mais bêbado que um gambá. Morreu de etilismo abstrato, no meio de uma
carraspana de pôr do sol no Leblon, e seu féretro ostentava inúmeras coroas de
ex-alcoólatras anônimos.
(ANDRADE, C. D. Contos plausíveis. Rio de
Janeiro: Record, 1991)
A causa mortis do personagem,
expressa no último parágrafo, adquire um efeito irônico no texto porque, ao
longo da narrativa, ocorre uma:
a) metaforização
do sentido literal do verbo “beber”.
b) hipérbole
pelo exagero da estética abstracionista.
c) gradação
da coloquialidade da linguagem.
d) exploração
hiperbólica da expressão “inúmeras coroas”.
e) sinestesia
em relação aos nomes de diferentes artistas.
5)
Certas
Coisas
(Lulu Santos)
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
Cada voz que canta o amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala fala
Mais alto ao coração
Silenciosamente eu te falo com paixão
Ao expressar seus
sentimentos, o eu lírico se expressa através de maneira figurativa,
especificamente, usando:
a) antítese
e paradoxo
b) metáfora
e metonímia
c) antítese
e metáfora
d) assonância
e aliteração
e) paradoxo
e metonímia
GABARITO
1 – c
2 – c
3 – c
4 – a
5 - a
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