MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 29 de agosto de 2020

Agente da passiva

 Magé

 271.440 habitantes

    Rodeada por uma esplêndida natureza e dona de um marcante cenário histórico cultural, Magé é um município da região da Baixada Fluminense e fica a 32 km do Rio de Janeiro.

    A Cachoeira de Monjolo é um dos maiores atrativos naturais da cidade. Abraçada por uma mata fechada de árvores de grande porte e uma grande variedade de plantas trepadeiras, a cachoeira possui várias quedas de água que caem sobre deliciosas piscinas naturais, proporcionando um agradável banho em suas águas calmas, transparentes e geladas.

    Sem uma estrada ou trilha feita para chegar ao cume de seus 1.050m de altitude, o Morro Dois Irmãos é um prato cheio para os aventureiros, sendo muito explorado por alpinistas e entusiastas em montanhismo.

    A cidade também é dona de inúmeros poços que formam agradáveis piscinas naturais propícias à natação. A cidade conta ainda com diversas igrejas e capelas setecentistas que dão charme e encanto às ruas de Magé.

    As ruínas da Capela Nossa Senhora da Estrela marcam o período imperial brasileiro e proporcionam uma vista que se estende por uma vasta área coberta por manguezais. 

Disponível em: <http://www.institutoestradareal.com.br>.

 

1) Leia o fragmento a seguir e faça o que se pede:

 "Rodeada por uma esplêndida natureza e dona de um marcante cenário histórico cultural, Magé é um município da região da Baixada Fluminense e fica a 32 km do Rio de Janeiro.”

a)      Identifique o agente da passiva que compõe este período do texto:

b)      Explique por que esse termo é o agente da passiva:

c)      Identifique a palavra que rege o agente da passiva:

2) O agente da passiva é uma função sintática que funciona como complemento de um verbo na voz passiva. Sendo assim, o agente da passiva do fragmento a seguir é complemento de que verbo?

“Abraçada por uma mata fechada de árvores de grande porte e uma grande variedade de plantas trepadeiras, a cachoeira possui várias quedas de água que caem sobre deliciosas piscinas (...)”

    a)      Abraçada

     b)      Fechada

    c)      Possui

    d)     Quedas

    e)      Caem

    3) O segmento que contém um agente da passiva é: 

    a)      “(...) sendo muito explorado por alpinistas e entusiastas em montanhismo.”

    b)      “A cidade também é dona de inúmeros poços que formam agradáveis piscinas naturais (...)”

    c)      “A cidade conta ainda com diversas igrejas e capelas setecentistas que dão charme (...)”

    d)     “A cidade também é dona de inúmeros poços que formam agradáveis piscinas naturais (...)”

    e)      “o Morro Dois Irmãos é um prato cheio para os aventureiros”

    4) No segmento identificado acima, o verbo passivo exprime:

    a)      um estado do agente da passiva.

    b)      uma característica do agente da passiva.

    c)      uma ação do agente da passiva.

    d)     a mudança de estado do agente da passiva.

    e)      Uma característica transitória do agente da passiva.

    5) Leia: “uma vasta área coberta por manguezais”.

 a)      Esta frase escrita na voz ativa seria:

(     ) Manguezais cobriam uma vasta área

(     ) Uma vasta área era coberta por manguezais

(     ) Uma vasta área é coberta por manguezais

(     ) Manguezais cobrem uma vasta área

(     ) Manguezais cobriram uma vasta área

 b)       O agente da passiva foi expresso por:

(     ) um adjetivo.

(     ) um pronome.

(     ) um substantivo.

(     ) um numeral

(     ) uma preposição



GABARITO

1)

]a) O agente da passiva é “por uma esplêndida natureza”.

b) Porque, mesmo sem ser o sujeito, é o termo que pratica a ação verbal expressa no particípio “rodeada”.

c) A preposição “por”.

2) a

3) b

4) c

5)

a) ( X ) Manguezais cobrem uma vasta área

b) ( X ) um substantivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário