TEXTO I
TEXTO II
Imaginemos um
cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente
acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média
2 horas de transporte público, em
geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e
chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve
praticar exercícios, pois é
importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A hipótese de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente
menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse
caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se
sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente,
culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde
na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001
(adaptado).
1)
(ENEM – 2018) O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro
acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão:
a) medicalizada, que relaciona a prática de exercícios físicos por qualquer
indivíduo à promoção da saúde.
b) ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de
exercícios no cotidiano.
c)
crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo
do indivíduo.
d)
focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade pela prevenção
de doenças.
e) geracional, que preconiza a representação do culto à jovialidade.
2) A
tonicidade das sílabas, na língua portuguesa, é grafada com um acento, seja ele
agudo ( ´ ) ou circunflexo ( ^ ). No entanto, o uso desse recurso gráfico deve
ser feito obedecendo a algumas regras. Nas sentenças abaixo, indique aquela
cuja regra de acentuação do vocábulo destacado destoa das demais:
a) “cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc.”
b) “tende a fazer com
que a pessoa se sinta (...)culpada pelo fato de ser ou estar sedentária”
c) “2 horas de
transporte público”
d) “entender a mensagem
da importância do exercício físico?”
e) ”A hipótese de essa pessoa praticar
exercícios regularmente é significativamente menor”
3) Na
frase “... pois é importante para sua saúde”, a ocorrência da acentuação gráfica na
palavra “saúde”, indicando a tonicidade da sílaba na posição paroxítona,
ampara-se na enunciação de que:
a) acentuam-se as
paroxítonas terminadas em “E”.
b) acentuam-se as
paroxítonas com ditongo aberto “AU”.
c) acentua-se o “U”
tônico dos hiato, sozinhos na sílaba ou seguidos de “S”.
d) acentua-se o “U”
tônico dos ditongos, desde que seja em paroxítonas.
e) acentuam-se as
paroxítonas terminadas em “E”, nos casos em que a sílaba tônica contenha hiato
com “U” tônico, sozinho na sílaba.
4) Pode-se afirmar que
os textos I e II mantêm relação no que se refere ao tema, no entanto a
abordagem de ambos sobre esse mesmo tema mostra-se paradoxal. Comente essa
afirmação e expresse seu ponto de vista sobre essa contradição entre os textos.
5) A gramática normativa
da língua portuguesa não apresenta exceção às regras da acentuação gráfica nos
casos de acentuação das oxítonas, das paroxítonas e das proparoxítonas.
Explique, portanto, por que paroxítonas como IMPORTÂNCIA e MÉDIA têm acento, e
paroxítonas como DOENÇAS e PERIFERIA não têm acentuação gráfica.
GARITO
1 – b
2 – b
3 – c
4 – Espera-se
que o estudante compreenda que o texto II apresenta um aspecto que não é
considerado no texto I: as dificuldades que um morador da periferia tem para
conciliar suas responsabilidades de trabalho e casa com atividades físicas.
Também
se espera que o estudante tome uma posição mediante essa divergência entre os
dois textos.
5 – Os primeiros
vocábulos são paroxítonas terminadas em ditongo, condição amparada pela regra
da acentuação das paroxítonas. As duas últimas palavras são paroxítonas
terminadas em “AS” e “A”, respectivamente, não sendo essas as condições para se
usar a acentuação gráfica.
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