MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

sábado, 25 de novembro de 2017

UERJ 2018 - Proposta de redação: A influência dos pais na escolha da profissão dos filhos.


Texto 1
Psicóloga analisa as questões da escolha profissional
Por  Karina Constancio

Escolher qual carreira seguir não é uma decisão fácil, principalmente quando ela tem que ser feita ainda na adolescência.

A psicóloga Ana Claudia Paranzini, que tem experiência na área de orientação profissional, revela que a maioria dos adolescentes estão perdidos quanto a qual caminho seguir. “Decidir a respeito do futuro profissional é um processo sério e que pode sofrer influência de diversos fatores externos. O jovem recebe cobranças da sociedade, da família, dos amigos e muitas vezes não está preparado para esse momento”.
De acordo com Ana Claudia, essa decisão está ligada ao processo de escolha como um todo. “A maneira que o jovem aprendeu a fazer escolhas desde criança irá influenciar na decisão do futuro profissional. Se as atitudes envolvem a expectativa de agradar os pais, esse fator também será relevante na hora da escolha da profissão”.
Além da dificuldade da idade, o adolescente sobre diversas pressões, como a de seguir a mesma profissão dos pais ou a que dará maior estabilidade financeira. “O dinheiro não pode ser o principal critério, outros fatores devem levados em consideração, como as habilidades e os interesses do jovem. Quando se faz o que gosta, é mais fácil se dedicar e se envolver com o trabalho e, consequentemente, a probabilidade de ser bem sucedido financeiramente é maior”, afirma a psicóloga.
Há pais que forçam que o jovem siga determinado caminho, mas também existem aqueles que não conversam com os filhos sobre carreira ou não demonstram interesse em saber o que eles estão planejando para o futuro. “As duas características não são legais, os pais precisam buscar o equilíbrio. É indicado que eles estabeleçam um diálogo aberto com os filhos e que façam questionamentos que gerem a reflexão nos adolescentes”, destaca Ana Claudia.
O processo de escolha da profissão envolve um tripé: autoconhecimento, conhecimento da realidade da profissão e tomada de decisão. Para contribuir com isso, a psicóloga ressalta que a família e a escola devem promover situações que estimulem a reflexão. “Fazer com o que o adolescente comece a pensar sobre o futuro profissional com antecedência também é um passo importante. Rodadas de profissões e grupos de discussões podem ser feitas já no começo do ensino médio”.

Texto 2

Genética, admiração, influência? Ainda não se sabe ao certo por que alguns filhos escolhem seguir a profissão dos pais. Especialistas defendem a tese de que assim como a cor do cabelo, por exemplo, muitas vezes os filhos podem herdar dos pais o talento ou habilidade para determinadas funções e carreiras.
A admiração pelo sucesso profissional e financeiro alcançado pelo paizão também figura como estímulo para trilhar o mesmo caminho. Essas situações são verificadas em todas as profissões: na medicina, no direito, na publicidade, na engenharia...

Texto 3
A narrativa machadiana de Dom Casmurro apresenta vários fatos relevantes. Um deles, e que era motivo de preocupação de Bentinho, foi o fato de ele ter escutado uma conversa de sua mãe, em que ela revela pretender mandá-lo ao seminário no cumprimento de uma promessa feita pouco antes de seu nascimento. Contrariado, o jovem, já apaixonado por Capitu, segue para o seminário.
Considere esse episódio da obra de Machado de Assis e, associando-o aos textos motivadores, redija um texto argumentativo-dissertativo, em prosa, de 20 a 30 linhas, em que apresente seu posicionamento acerca da influência dos pais na escolha da profissão dos filhos.
Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à sua redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário