MEUS LIVROS

Pessoal, tenho dois livros lançados. Para adquiri-los acesse os links a seguir:

Nos trilhos do trem e outras (livro impresso) crônicas: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/nos-trilhos-do-trem-e-outras-cronicas/

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (versão e-book): https://www.amazon.com.br/Verso-Prosa-Poesias-para-cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B08ZY24DPG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=verso+e+prosa&qid=1618406411&sr=8-1

Verso e Prosa: poesias para a alma, crônicas para a vida (livro impresso): https://clubedeautores.com.br/livro/verso-e-prosa-2

O QUE VOCÊ PROCURA NESTE BLOG?

CONHECENDO O AUTOR DO BLOG

O professor e escritor Marcos Cortinovis Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na capital, em 1975. Após estabelecer-se profissionalmente como professor, foi morar em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense, onde permaneceu por três anos. Atualmente reside em Itaguaí, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, compreendida entre a Baixada Fluminense e a Costa Verde.

Casou-se em 1998, tem dois filhos e um neto. Estudou Direito, mas não chegou a se formar, trancou o curso quando iniciou o quinto ano da faculdade e, em seguida, ingressou no curso de Letras. Fez especialização em Linguística e Língua Portuguesa e cursou Mestrado, cuja pesquisa volta-se à leitura e produção textual de alunos em privação de liberdade.

É professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, possui duas matrículas públicas: por uma delas, é lotado em uma escola situada em um presídio, onde, além de lecionar Língua Portuguesa e Literatura, coordena trabalhos extraclasse – o Festival de Música e o Café Literário – os quais visam não apenas o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também a sensibilidade artística deles; por outra matrícula, leciona Português e Literatura em Itaguaí.

Lançou-se pela primeira vez no mundo da literatura como escritor com a obra "Nos trilhos do trem e outras crônicas", em que, além de outros temas, inspira-se no dia a dia do trem suburbano do Rio de Janeiro.

Além disso, inspirou-se em cronistas pelos quais tem grande admiração – Luís Fernando Veríssimo, Stanislaw Ponte Preta, Rubem Braga e Zuenir Ventura – e pretende alçar mais voos no universo literário.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Substantivo e Adjetivo

1)"A água é uma das principais condições para a existência de vida, porém a sua simples ocorrência num dado local não é suficiente para que aí se desenvolva a vida. A água pode existir em grandes quantidades, como nas superfícies geladas das regiões polares, não podendo, porém, ser utilizada por estar solidificada na forma de cristais de gelo. Assim torna-se importante a disponibilidade da água para ser utilizada pelos seres vivos."

(extraído do livro Introdução à ecologia, de Mizuguchi, J R. de Almeida e L. A. Pereira)

 Em relação ao texto, qual palavra exerce a função de Adjetivo:

 

a)      Vida

b)      Gelada

c)       Regiões

d)      Local

e)      Não

 

2)“O peixe mais nobre e disputado entre os pescadores dos rios brasileiros. É peixe de couro, vive nos fundos dos rios e já foram registrados exemplares com mais de dois metros de comprimento e peso superior a cem quilos. Possui grandes bigodes e o couro todo salpicado por manchinhas (daí o seu nome). Sua carne é saborosíssima e muito delicada.”

 SOMBRA, Fábio, MARCOS, João. “Sete histórias de pescaria do seu Vivinho”. 1ª. ed. Belo Horizonte: Abacatte, 2011.p. 32.

 Na primeira frase do texto, há uma adjetivação atribuída ao vocábulo “peixe”. Essa caracterização foi feita através da utilização de:

 

a)      Adjetivo em grau comparativo de superioridade

b)      Adjetivo em grau superlativo relativo de superioridade

c)       Adjetivo em grau comparativo de inferioridade

d)      Adjetivo em grau comparativo de igualdade

e)      Adjetivo em grau superlativo absoluto analítico

 

3)“O peixe mais nobre e disputado entre os pescadores dos rios brasileiros. É peixe de couro, vive nos fundos dos rios e já foram registrados exemplares com mais de dois metros de comprimento e peso superior a cem quilos. Possui grandes bigodes e o couro todo salpicado por manchinhas (daí o seu nome). Sua carne é saborosíssima e muito delicada.”

 SOMBRA, Fábio, MARCOS, João. “Sete histórias de pescaria do seu Vivinho”. 1ª. ed. Belo Horizonte: Abacatte, 2011.p. 32.

 Em “Sua carne é saborosíssima e muito delicada, observa-se dois adjetivos respectivamente em grau superlativo absoluto sintético e superlativo absoluto analítico. Identifique o item em que essa mesma frase usa os adjetivos em grau superlativo relativo de superioridade:

 

a)      Sua carne é a mais saborosa e delicada de todas.

b)      Sua carne é saborosíssima e delicadíssima

c)       Sua carne é muito saborosa e muito delicada

d)      Sua carne é saborosa demais e delicada demais

e)      Sua carne é muito saborosa e demasiadamente delicada

4)“Em 2020, pleno século 21, época da comunicação instantânea, fica difícil imaginar o que o telégrafo e o telegrafista, profissional que operava esse aparelho, representaram para o mundo durante décadas. No próximo domingo (24), é comemorado o Dia do Telegrafista, instituído em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas, que considerava esse profissional um verdadeiro herói anônimo, pelos relevantes serviços prestados à coletividade.

A data foi escolhida porque cem anos antes, em 1844, houve a primeira transmissão de uma mensagem por telégrafo no mundo. O fato, que ocorreu nos EUA, inaugurou a linha telegráfica entre as cidades de Washington e Baltimore. Apesar de simples, a mensagem era “What hath God wrought!”, que em português significa “O que Deus possibilitou!”, expressando o quanto o mundo estava maravilhado diante dos avanços tecnológicos que surgiam.

Para se ter uma ideia, o telégrafo foi a primeira tecnologia que permitiu a transmissão de dados de forma instantânea, sendo também a primeira ferramenta de comunicação a empregar sinais elétricos para essa finalidade. O profissional responsável por enviar e receber as mensagens precisava ter um conhecimento único, em decifrar os códigos usados para transmitir a informação. Nesse sistema, cada letra do alfabeto e número são representados por uma combinação específica de pontos e traços.

As palavras se formam de acordo com a combinação correta desses símbolos. As mensagens eram transmitidas por meio e intervalos de som (apito) ou luz (lanterna). Para trabalhar na área, o telegrafista precisava conhecer o famoso código Morse, sistema de linguagem criado pelo norte-americano Samuel Morse, em 1835.

No Brasil, o telégrafo foi instalado por determinação de D. Pedro II. A primeira transmissão aconteceu em maio de 1852, no Rio de Janeiro, entre o Quartel-General do Exército e a Quinta da Boa Vista, palácio imperial. [...]

Disponível em: <http://apps2.correios.com.br/blogcorreios/>. (Fragmento).

 O item cujo termo em destaque não é um substantivo abstrato é:

 

a)      “Em 2020, pleno século 21, época da comunicação instantânea”

b)      “houve a primeira transmissão de uma mensagem por telégrafo no mundo”

c)       “expressando o quanto o mundo estava maravilhado diante dos avanços tecnológicos”

d)      “O profissional responsável por enviar e receber as mensagens precisava ter um conhecimento único”

e)      “No Brasil, o telégrafo foi instalado por determinação de D. Pedro II”

 

5) Releia a frase “instituído em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas”. Uma afirmação correta sobre o termo sublinhado é:

a)      Trata-se de um substantivo comum, que designa toda a classe dos presidentes.

b)      O termo é substantivo próprio, por isso é grafado com iniciais maiúsculas.

c)       Deveria ser escrita com iniciais minúsculas, pois trata-se de um substantivo composto.

d)      Trata-s de uma redução do coletivo “presidente”.

e)      Sua grafia com iniciais maiúsculas evidencia o destaque que o autor deseja dar a quem instituiu o Dia do Telégrafo.

 

6)

“Que fiz de bem ou mal

Pelos caminhos que andei?

Qual dos dois, rosa e punhal,

E o da Princesa e do Rei?”

Mário Quintana. Poesias. Porto Alegre/Rio de Janeiro, Globo, 1983

 

O substantivo destacado no 3º verso é:

 

a)      abstrato, pois o eu lírico se expressa de maneira figurada.

b)      masculino, uma vez que se refere ao numeral masculino “dois”.

c)       derivado, já que deriva de um tipo de flor.

d)      simples, pois é formado por apenas um elemento.

e)      coletivo, porque designa um conjunto de flores.

 

 

 

 

GABARITO


1)      b

2)      b

3)      a

4)      e

5)      b

6)      d

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário